OFICINAS GEOGRÁFICAS E APRENDIZAGEM

O PIBID na Escola Estadual Professora Alcides Rodrigues Aires

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v12i28.14851

Palavras-chave:

oficinas geográficas, PIBID, escola

Resumo

As páginas a seguir será uma narrativa de um conjunto de atividades desenvolvidas pelo PIBID ‘Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência”, na Escola Estadual Professora Alcides Rodrigues Aires. Aliada as oficinas vamos problematizar algumas possiblidades na construção do ensino, das práticas pedagógicas na organização do espaço dos alunos. O Programa foi desenvolvido durante os meses de agosto de 2018 a dezembro de 2019 e contou com aproximadamente seis oficinas distintas aplicadas na escola. Acreditamos que que o exercício espacial trouxe a possibilidade de intervenção na realidade. Nossa base teórica foi a proposta de Brooks (2019, pp. 143-165) “a comunicação entre as disciplinas escolares e acadêmicas da Geografia”, buscando a construção e significação do currículo escolar.

Biografia do Autor

Rosemberg Ferracini, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutor em Geografia Humana USP. Professor de Geografia com pesquisas em Ensino, Metodologia de Ensino, África e africanidades. Atua na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Membro do Laboratório de Educação Geográfica -LABEDUC.

Pablo Amaury Pereira Lima, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Geografia UFT, mestrando em Geografia na UFT, Porto Nacional.

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Publicado

2023-08-29

Como Citar

FERRACINI, Rosemberg; LIMA, Pablo Amaury Pereira. OFICINAS GEOGRÁFICAS E APRENDIZAGEM: O PIBID na Escola Estadual Professora Alcides Rodrigues Aires. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 327–345, 2023. DOI: 10.20873/rtg.v12i28.14851. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/14851. Acesso em: 5 maio. 2024.

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