A PRODUÇÃO DE TRANSGÊNICOS E O AGRONEGÓCIO NO POLO JUAZEIRO/PETROLINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v11i25.14473

Palavras-chave:

Transgênico, milho, Agronegócio, Apropriação

Resumo

O agronegócio encontra-se, na atualidade, associado ao desenvolvimento e à alta tecnologia, especialmente, no que se refere à produção de sementes transgênicas (Organismos Geneticamente Modificados) como expressão da competitividade, rentabilidade, garantia de alimentos e progresso da ciência. Com base nisso, o presente trabalho tem como objetivo compreender como as terras são apropriadas pelo agronegócio, especialmente, para produção de milho transgênico cujo intuito é valor de troca – mercadoria; contraditoriamente, provoca a expropriação dos camponeses do bem natural (terra) e de um cultivo agroecológico que contém valor de uso. Para alcançar o objetivo, a metodologia utilizou-se de três eixos de operacionalização: a organização de uma pesquisa bibliográfica sobre a temática, visita à empresa Monsanto e comunidades rurais produtoras de sementes de milho e a coleta de dados estatísticos, que viabilizou a produção de gráficos, tabelas e mapas para melhor compreensão da expansão das sementes transgênicas e da resistência dos trabalhadores que vivem das sementes crioulas.

Biografia do Autor

Raimunda Àurea Dias de Sousa, Universidade de Pernambuco

Professora Associada III-A/Livre docente da UPE/Campus Petrolina - Colegiado de Geografia e Coordenadora do Programa de Pós-graduação - Formação de Professores e Praticas Interdisciplinares (PPGFPPI) e do CEA - Centro de Estudos Agrários e o Grupo de Estudo: A política e a questão agrária.

Maria Genaria de Amorim Teles, Universidade de Pernambuco

Graduanda em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade de Pernambuco - UPE/Petrolina e bolsista PIBIC/CNPq.  Faz parte do GPVASF - Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco. Participante do CEA - Centro de estudos Agrários, onde integra a equipe de trabalho do projeto de extensão "Plantando Sementes".

Referências

BARROS, Ilena F. O agronegócio e a atuação da burguesia agrária: considerações da luta de classes no campo. Revista Serviço Social & Sociedade, p. 175-195, 2018.

BOMBARDI, Larissa Mies. Agrotóxicos, terra e dinheiro: a discussão que vem antes da prateleira, 2016. Disponível em: https://www5.usp.br/107848/agrotoxicos-terra-e-dinheiro-a-discussao-que-vem-antes-da-prateleira/. Acesso em: 07.01.2020.

BOMBARDI, Larissa Mies. Agrotóxico é nova faceta da violência no campo, 2011. Disponível em: http://www.focandoanoticia.com.br/agrotoxico-e-nova-faceta-da-violencia-no-campo/. Acesso em: 07.01.2020.

D'AVILA, A. A. F. et al. Agrotóxicos ou Defensivos Agrícolas: Um Estudo Bibliométrico na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. In: Anais ... II Simpósio de Inovação em Cadeias Produtivas do Agronegócio, 2016, Caxias do Sul. II Simpósio de Inovação em Cadeias Produtivas do Agronegócio - SIICPA, v.2 . p. 1-2, 2016.

DELGADO, Guilherme C. A questão Agraria no Brasil, 1950 -2003. In: JACCOUD, Luciana (Org.). Questão social e políticas sociais no Brasil contemporâneo. Brasília: IPEA, 2005, p. 51-90.

FERNANDES, B. M. Agronegócio e reforma agrária. Fonte: Disponível em: < http://www2.fct.unesp.br/nera/publicacoes/AgronegocioeReformaAgrariA_Bernardo.pdf > Acesso em 13 julho 2019.

FERNANDES, B. M. Agronegócio nas Américas: o mito do desenvolvimento e a resistência do campesinato. Anais ... Encontro de geógrafos da América Latina, v. 10, p. 4860-4874, 2005.

GLASS, V. Conflitos e resistência lutas de morte ou vida. In: Atlas do agronegócio: fatos e números sobre as corporações que controlam o que comemos. Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Boll, 2018.

IBGE. Censo agro2017. Brasil, 2017. Disponível em: Acesso em: 23 nov 2018.

MARCOS, Valéria de. Agricultura e Mercado: Impasses e Perspectivas para o Agronegócio e a produção Camponesa no Campo Latino-Americano. In: PAULINO, E. T. e FABRINI, J. E. Campesinato e Territórios em Disputa. 1ª Ed., São Paulo: Expressão Popular: UNESP: Programa de Pós Graduação em Geografia, 2008.

SOUSA, R.A.D. O agro-hidronegocio no Vale do São Francisco: território de produção da riqueza e subtração da riqueza da produção. 2013.355p.trabalho de conclusão de curso (tese) Doutorado em Geografia, Universidade Federal de Sergipe-UFS, São Cristóvão-SE, 2013.

Downloads

Publicado

2022-09-26

Como Citar

SOUSA, Raimunda Àurea Dias de; TELES, Maria Genaria de Amorim. A PRODUÇÃO DE TRANSGÊNICOS E O AGRONEGÓCIO NO POLO JUAZEIRO/PETROLINA. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 01–14, 2022. DOI: 10.20873/rtg.v11i25.14473. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/14473. Acesso em: 20 abr. 2024.