DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: a contribuição dos historiadores Lucien Febvre e March Bloch a pesquisa em História da Educação.

Autores

  • ALEXANDRE RIBEIRO RIBEIRO NETO UERJ/FEBF - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol8n2pp330-350

Palavras-chave:

História, História da Educação, Metodologia da Pesquisa.

Resumo

Nosso texto intenciona refletir sobre a contribuição dos historiadores Lucien Febvre e March Bloch à pesquisa em História da Educação. Gostaríamos de propor um diálogo entre a História e a História da Educação, no qual analisamos caminhos metodológicos, objetos e diferentes fontes documentais, passíveis serem usadas por pesquisadores da Educação à luz das reflexões dos historiadores, criadores da revista Annales d'histoire Économique et Sociale, a qual modificou a maneira de conceber a escrita da história.Ao redor da revista gravitavam outros historiadores, que a partir das suas diferentes posições nas instituições de ensino superior e pesquisa, apresentavam suas propostas de renovação do ofício do historiador.

Biografia do Autor

ALEXANDRE RIBEIRO RIBEIRO NETO, UERJ/FEBF - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense

Professor Adjunto da UERJ/FEBF - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. Departamento de Formação de Professores

Downloads

Publicado

2017-01-13

Como Citar

RIBEIRO NETO, A. R. (2017). DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: a contribuição dos historiadores Lucien Febvre e March Bloch a pesquisa em História da Educação. Revista Escritas, 8(2), 330–350. https://doi.org/10.20873/vol8n2pp330-350