RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE ESTUDANTES LGBT+ NEGROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol14n02pp164-183

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar uma discussão bibliográfica acerca das opressões de raça, gênero e sexualidade (GONZALEZ, 2020; LOURO, 2014; MISKOLCI, 2014) vivenciadas por estudantes LGBT+ negros(as) no ambiente escolar de forma mais específica e no campo da educação, de forma mais ampla.  No que tange à metodologia, optamos pela revisão bibliográfica (ALVES, 1992), esclarecendo que a revisão de estudo foi realizada sobre artigos de revistas científicas, bem como da plataforma Google Acadêmico, publicados entre os anos de 2017 a 2022. Concluímos que a escola opera seus processos educativos assentada em uma lógica colonial, cisgênera e heteronormativa, provocando assim a exclusão e a violência sobre os(as) estudantes LGBT+, situação essa que tende a ser intensificada sobre os corpos negros. Por fim, defendemos que a construção de uma educação plural e equitativa requer um currículo interseccional balizado em práticas que reconheçam, valorizem e respeitem as diferenças, bem como que questionem e combatam a inferiorização e a desumanização baseadas em critérios de raça, gênero e sexualidade.

Biografia do Autor

Fernando Sousa Lima, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Licenciado em História pela Universidade Federal do Tocantins - Campus de Araguaína (TO). Foi bolsista do Programa Institucional de Monitoria Indígena (PIMI) nas disciplinas de História do Brasil I (2018.2); Sociologia da Educação (2019.1) e Metodologia da Pesquisa em História (2019.2). Foi bolsista do Projeto de Extensão "Projeto Cinema e História: o cinema como leitura histórica e produção do conhecimento", em 2020. Interesses de pesquisa: Gênero e Sexualidade na Educação; Masculinidades; Formação de Professores; Ensino de História; Instrumentos didáticos; e História, Gênero e Sexualidade. 

Bruna de Souza Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCULT-UFNT). Licenciada em História pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) - Campus de Araguaína (TO). Tem interesse na área de História com ênfase em Ensino de História; Interseccionalidade entre Gênero/ Raça/ Classe; Questões Étnico-raciais; Memória; História Oral; Cultura e Território.

Euclides Antunes de Medeiros, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutor e Mestre em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor Adjunto do curso de História da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UNFT), Campus de Araguaína. Pesquisas na área de História, com ênfase em História Regional,  atuando principalmente nos seguintes temas: história, memória, Literatura, violência, trabalho e relações sociais.  Membro do Conselho Editorial da Fênix-Revista de História e Estudos Culturais.

Olivia Macedo Miranda de Medeiros , Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutora pelo Programa de pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora Adjunta da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), atuando no Colegiado de História, no Programa de Pós-graduação em Cultura e Território ( PPGCULT-UFNT) e no Programa de Mestrado Profissional em História (PROFHistória -UFNT). Exercendo as seguintes funções: Coordenadora do Mestrado PROFHistória- UFNT; Coordenadora Geral do Centro de Documentação Histórica (CDH) do Curso de História; Responsável pelo Laboratório de Pesquisa em História (LapHis - UFNT) . Tem experiência na área de História com ênfase em Linguagens, Literatura, Territórios, Memória, História Oral, Ensino de História e Currículo/BNCC..

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Sousa Lima, F., de Souza Silva, B., de Medeiros, E. A., & Macedo Miranda de Medeiros , O. (2022). RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE ESTUDANTES LGBT+ NEGROS . Revista Escritas, 14(02), 164–183. https://doi.org/10.20873/vol14n02pp164-183

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)