O ASSENTAMENTO COLORADO EM RIACHINHO-TO E O PROTAGONISMO DAS MULHERES CAMPONESAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol14n02pp149-163

Resumo

Os assentamentos são formados a partir da desapropriação de determinado latifúndio improdutivo e emissão de posse da terra pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), órgão responsável pela formulação e execução da política fundiária nacional. Para tratarmos das reflexões aqui propostas, tomamos como base o protagonismo das mulheres camponesas que fizeram parte da luta pela terra para a formação do assentamento Colorado em Riachinho, Bico do Papagaio, Tocantins. A metodologia utilizada foi história oral com temática em história de vida e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa faz parte dos resultados dos estudos de mestrado no programa de pós-graduação em estudos de cultura e território (PPGCULT), da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Os resultados apontaram que as mulheres constituíram um grupo que lutou pela terra e organização do território. Entre desafios e conquistas, apresentaram, por meio das suas memórias, terem sido protagonistas desta luta.

Biografia do Autor

Dislaine Dias dos Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Mestre em Cultura e Território pela Universidade Federal do Norte do Estado do Tocantins - UFNT. Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, Clinica e Ludopedagogica pela Faculdade FAVENI. Licenciada em Geografia plena pela Universidade Federal do Tocantins- UFT. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Cesumar. Formada no curso Técnico em Segurança no trabalho e Técnico em Agronegócio pelo SENAR. (Texto informado pelo autor)

Rejane Cleide Almeida Medeiros, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestre em Educação pela UFG, Especialista em Educação e Agroecologia (UEG), Graduada em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Pró-reitora de Extensão (PROEXT) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) , docente do curso de Educação do campo: Artes e Música, e do Programa de estudos em Cultura e Território (PPGCULT). Tem experiências Interdisciplinares em Estudos, Pesquisa e Extensão, atuando principalmente nos seguintes temas: Povos e comunidades tradicionais e Etnicidade, Mulheres Camponesas, Ribeirinhas, Quilombolas, Movimentos Sociais do Campo, Nova Cartografia Social, Agroecologia, Educação do campo e popular com ênfase no Pensamento educacional Freireano.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Dias dos Santos, D., & Almeida Medeiros, R. C. (2022). O ASSENTAMENTO COLORADO EM RIACHINHO-TO E O PROTAGONISMO DAS MULHERES CAMPONESAS. Revista Escritas, 14(02), 149–163. https://doi.org/10.20873/vol14n02pp149-163