APROXIMAÇÕES ENTRE ARQUEOLOGIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E DIFERENTES SEGMENTOS DA SOCIEDADE

Construindo Experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol12n2pp144-164

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados do projeto de extensão “Arqueologia e Educação Patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero”, que foi executado em 2018, considerando o sítio arqueológico AP-MA-05. Para isso, as ações educativas foram norteadas pela metodologia da Educação Patrimonial. As reflexões apresentadas partem das palestras e oficinas voltadas para o ambiente escolar e para o sindicato dos Guias de Turismo do Amapá e seus entendimentos sobre o patrimônio arqueológico. Com base nos resultados, concluímos que as palestras e oficinas permitiram criar aproximações entre passado e presente nestes dois setores da sociedade amapaense.

Biografia do Autor

Avelino Gambim Júnior, Universidade Federal do Amapá

Mestre em Arqueologia pelo Programa de Pós Graduação em Arqueologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGArq/UFRJ). Foi Gerente de subgrupo de atividades do protejo "Pesquisa Arqueológica" do Núcleo de Pesquisa Arqueológica do IEPA (NuPArq/IEPA) entre 2016 e 2017. Hoje é professor substituto no curso de História da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e arqueólogo colaborador no Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas do Amapá da Universidade Federal do Amapá (CEPAP/UNIFAP).

Foto_Avelino1.jpg

 

Jelly Juliane Souza de Lima, Universidade Federal do Amapá

Mestra em Arqueologia pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2017). Atualmente é doutoranda em História Social (História e Conexões Atlânticas: culturas e poderes). Entre 2016 e 2017 foi Gerente Operacional do Núcleo de Arqueologia do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA). É pesquisadora colaboradora na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), desenvolvendo projetos de pesquisa, ensino, extensão e orientações de discentes.

Foto_Juliane_Jelly.jpg

 

Downloads

Publicado

2020-10-27

Como Citar

Gambim Júnior, A., & Juliane Souza de Lima, J. (2020). APROXIMAÇÕES ENTRE ARQUEOLOGIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E DIFERENTES SEGMENTOS DA SOCIEDADE: Construindo Experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero . Revista Escritas, 12(2), 144–164. https://doi.org/10.20873/vol12n2pp144-164