CONTRIBUIÇÕES DO CICLO DE ENSINO APRENDIZAGEM BASEADO EM GENEROS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p463-485

Palabras clave:

Ensino de gêneros; Linguística sistêmico-funcional; Pratica de leitura e escrita.

Resumen

Resumo: Neste estudo, temos como objetivo enfatizar as contribuições que a metodologia do ciclo de ensino aprendizagem pode trazer para o processo de ensino de leitura e escrita no Ensino Fundamental. Através dele, apresentamos os conceitos e fundamentos dessa ferramenta didática, evidenciando a estrutura e análise de gêneros textuais presentes no currículo escolar. Cabe destacar que esta pesquisa tem como base teórica a Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), segundo a qual a forma linguística e os significados são realizados em contexto. Dessa forma, os gêneros mostram o impacto do contexto de cultura nos textos por meio de estrutura configurada em etapas e fases orientadas para um propósito.

Biografía del autor/a

Antonia Luziane Silva de Castro, Universidade Federal do Maranhão

Possui Licenciatura em Letras, habilitação Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente, é discente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), pela Universidade Federal do Maranhão, atuando na linha de estudo Texto e Discurso. Durante a Licenciatura em Letras, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Possui experiência na área de Letras com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, texto, leitura, argumentação e análise do discurso.

Paulo da Silva Lima, Universidade Federal do Maranhão

Possui Licenciatura em Letras, habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal do Maranhão, Campus Bacabal, atuando como coordenador de curso. É professor do Mestrado Acadêmico em Letras e do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Além disso, é docente no Mestrado Acadêmico em Letras da UFMA/ Campus Bacabal, atuando na Linha de Pesquisa “Texto, Discurso e seus Múltiplos Objetos”. Atua como pesquisador na área de Texto/Discurso e Ensino de Língua Portuguesa, com experiência na pratica docente e em gêneros textuais. 

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Publicado

2022-10-26

Cómo citar

Silva de Castro, A. L., & da Silva Lima, P. (2022). CONTRIBUIÇÕES DO CICLO DE ENSINO APRENDIZAGEM BASEADO EM GENEROS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL. EntreLetras, 13(1), 463–485. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p463-485