CONTRIBUIÇÕES DO CICLO DE ENSINO APRENDIZAGEM BASEADO EM GENEROS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p463-485

Palavras-chave:

Ensino de gêneros; Linguística sistêmico-funcional; Pratica de leitura e escrita.

Resumo

Resumo: Neste estudo, temos como objetivo enfatizar as contribuições que a metodologia do ciclo de ensino aprendizagem pode trazer para o processo de ensino de leitura e escrita no Ensino Fundamental. Através dele, apresentamos os conceitos e fundamentos dessa ferramenta didática, evidenciando a estrutura e análise de gêneros textuais presentes no currículo escolar. Cabe destacar que esta pesquisa tem como base teórica a Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), segundo a qual a forma linguística e os significados são realizados em contexto. Dessa forma, os gêneros mostram o impacto do contexto de cultura nos textos por meio de estrutura configurada em etapas e fases orientadas para um propósito.

Biografia do Autor

Antonia Luziane Silva de Castro, Universidade Federal do Maranhão

Possui Licenciatura em Letras, habilitação Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente, é discente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), pela Universidade Federal do Maranhão, atuando na linha de estudo Texto e Discurso. Durante a Licenciatura em Letras, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Possui experiência na área de Letras com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, texto, leitura, argumentação e análise do discurso.

Paulo da Silva Lima, Universidade Federal do Maranhão

Possui Licenciatura em Letras, habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal do Maranhão, Campus Bacabal, atuando como coordenador de curso. É professor do Mestrado Acadêmico em Letras e do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Além disso, é docente no Mestrado Acadêmico em Letras da UFMA/ Campus Bacabal, atuando na Linha de Pesquisa “Texto, Discurso e seus Múltiplos Objetos”. Atua como pesquisador na área de Texto/Discurso e Ensino de Língua Portuguesa, com experiência na pratica docente e em gêneros textuais. 

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Publicado

2022-10-26

Como Citar

Silva de Castro, A. L., & da Silva Lima, P. (2022). CONTRIBUIÇÕES DO CICLO DE ENSINO APRENDIZAGEM BASEADO EM GENEROS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL. EntreLetras, 13(1), 463–485. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p463-485