Programas de preparação para aposentadoria: um estudo na Ford Motor Company Brasil
DOI:
https://doi.org/10.20873/2526-1487V4N1P283Resumo
Resumo
Esta pesquisa analisou se um programa de preparação para aposentadoria promoveu clareza de objetivos e mudança no comportamento de planejamento para a aposentadoria, em 137 empregados, da Ford Motor Brasil, sendo 69 participantes do programa e 68 que não participaram. Duas escalas foram respondidas online: perspectiva de tempo futuro relativa à aposentadoria e mudança em comportamento de planejamento para aposentadoria. Realizou-se análise fatorial exploratória, teste de medidas independentes de dois grupos e regressão linear multipla. O primeiro instrumento revelou uma estrutura unifatorial e o segundo quatro fatores. Não houve diferença significativa na comparação entre participantes e não-participantes do programa na mudança em comportamento de planejamento para aposentadoria. Constatou-se diferença significativa na clareza de objetivos para aposentadoria nos participantes do programa.
Palavras-chave: Preparação para aposentadoria; Perspectiva do tempo futuro; Envelhecimento; longevidade; Mudança de comportamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pela Revista Trabalho EnCena permanecem propriedade dos autores, que cedem o direito de primeira publicação à revista. Os autores devem reconhecer a revista em publicações posteriores do manuscrito. O conteúdo da Revista Trabalho EnCena está sob a Licença Creative Commons de publicação em Acesso Aberto. É de responsabilidade dos autores não ter a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro. A Revista Trabalho EnCena não aceita submissões que estejam tramitando em outra Revista. A Revista Trabalho EnCena exige contribuições significativas na concepção e/ou desenvolvimento da pesquisa e/ou redação do manuscrito e obrigatoriamente na revisão e aprovação da versão final. Independente da contribuição, todos os autores são igualmente responsáveis pelo artigo.