Programas de preparação para aposentadoria: um estudo na Ford Motor Company Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487V4N1P283

Resumo

Resumo

Esta pesquisa analisou se um programa de preparação para aposentadoria promoveu clareza de objetivos e mudança no comportamento de planejamento para a aposentadoria, em 137 empregados, da Ford Motor Brasil, sendo 69 participantes do programa e 68 que não participaram. Duas escalas foram respondidas online: perspectiva de tempo futuro relativa à aposentadoria e mudança em comportamento de planejamento para aposentadoria. Realizou-se análise fatorial exploratória, teste de medidas independentes de dois grupos e regressão linear multipla. O primeiro instrumento revelou uma estrutura unifatorial e o segundo quatro fatores. Não houve diferença significativa na comparação entre participantes e não-participantes do programa na mudança em comportamento de planejamento para aposentadoria. Constatou-se diferença significativa na clareza de objetivos para aposentadoria nos participantes do programa.

Palavras-chave: Preparação para aposentadoria; Perspectiva do tempo futuro; Envelhecimento; longevidade; Mudança de comportamento.

Biografia do Autor

Izabel Cristina Rocha

Mestra em administração com ênfase em finanças pela FECAP. Pós- graduada em controladoria e finanças pela UFF e em administração da produção e gestão da produtividade pela UNIARA. Graduada em Economia pela UNIARA.

Ivam Ricardo Peleias, Centro Universitário FECAP e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Doutor e Mestre em ciências contábeis pela Universidade de São Paulo - FEA-USP. Professor e pesquisador contábil do Centro Universitário FECAP e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Cristineide Leandro Franca, Universidade de Brasília

Psicóloga, Doutora e Mestra em psicologia clínica e cultura pela Universidade de Brasília-UnB. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Prevenção e Promoção de Saúde no Ciclo de Vida GEPPSVida, Instituto de Psicologia, UnB.

Joelson Oliveira Sampaio, FECAP e FGV. 

Pós-doutorado USP. Doutor em economia - USP. Doutor em administração - FGV. Professor de finanças - FECAP e FGV. 

Jésus de Lisboa Gomes, Centro Universitário FECAP

Doutor em Ciências Sociais (PUC/SP). Mestre em administração de empresas (FECAP). Professor e pesquisador do Mestrado profissional em administração do Centro Universitário FECAP.

Downloads

Publicado

2019-06-13

Como Citar

Rocha, I. C., Peleias, I. R., Franca, C. L., Sampaio, J. O., & Gomes, J. de L. (2019). Programas de preparação para aposentadoria: um estudo na Ford Motor Company Brasil. Trabalho (En)Cena, 4(1), 283–304. https://doi.org/10.20873/2526-1487V4N1P283

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa