L’enseignement par projets comme objet d’étude en didactique des sciences et technologies
DOI :
https://doi.org/10.20873/10.20873/2526-1487V3N1P77Résumé
Resumo: O ensino por projetos (EPP) é um dos enfoques pedagógicos que marca as reformas curriculares em vários países. No caso do ensino de Ciências e Tecnologias (ST), apesar do grande número de estudos que mostrou o impacto positivo do recurso ao EPP nas aprendizagens dos alunos (Hasni et al., 2016), outros textos científicos tendem a demonstrar que as condições de sucesso de sua implementação exige muito dos docente (Bousadra, 2014; Chin & Chia, 2006; Kanter, 2009; Krajcik et al., 2007). Se o leque das finalidades educativas visadas por esse tipo de ensino assim como a diversidade de seus referentes teóricos podem explicar a divergência dos resultados das pesquisas empíricas, a questão da fragilidade dos saberes disciplinares para esse tipo de enfoque permanece ainda pouco considerada na pesquisa atual em didática das ST. Nesse texto, propomos um quadro conceitual e metodológico que permite abordar esse ponto de vista.
Palavras-chaves: ensino por projetos, didática das ciências, prática de ensino
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais dos artigos publicados pela Revista Trabalho EnCena permanecem propriedade dos autores, que cedem o direito de primeira publicação à revista. Os autores devem reconhecer a revista em publicações posteriores do manuscrito. O conteúdo da Revista Trabalho EnCena está sob a Licença Creative Commons de publicação em Acesso Aberto. É de responsabilidade dos autores não ter a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro. A Revista Trabalho EnCena não aceita submissões que estejam tramitando em outra Revista. A Revista Trabalho EnCena exige contribuições significativas na concepção e/ou desenvolvimento da pesquisa e/ou redação do manuscrito e obrigatoriamente na revisão e aprovação da versão final. Independente da contribuição, todos os autores são igualmente responsáveis pelo artigo.