Entre les pratiques prescrites, déclarées et effectives
apports et défis de la recherche en didactique des sciences humaines et sociales au primaire
DOI :
https://doi.org/10.20873/2526-1487V3N1P55Résumé
Resumo: O presente artigo visa identificar o estado da arte da pesquisa quebequense tratando do ensino das ciências humanas e sociais no primário[1], ressaltando suas contribuições e seus limites para alimentar a formação e a prática dos professores. A análise temática do conteúdo de 53 publicações científicas coloca em evidência a existência de uma pesquisa construtivista e inclusiva centrada numa visão crítica e reflexiva do ensino das ciências humanas e sociais no primário. No entanto, trata-se de uma pesquisa essencialmente descritiva que transita entre a lógica do sistema (práticas prescritas) e a lógica do sujeito (práticas declaradas). As práticas efetivas realizadas pelos professores e futuros professores em contextos complexos, assim como as atividades de aprendizagem realizadas pelos alunos (lógica da ação), são desse modo pouco estudadas. Nesse sentido, a articulação entre aquilo que é prescrito e declarado e aquilo que acontece concretamente na sala de aula é ainda pouco explorada.
Palavras-chaves: pesquisa, didática, ciências humanas e sociais, ensino primário.
[1] No Québec, o ensino primário tem duração de 6 anos e é destinado às crianças de 7 a 12 anos. Ele corresponderia aos 6 primeiros anos do ensino fundamental brasileiro
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais dos artigos publicados pela Revista Trabalho EnCena permanecem propriedade dos autores, que cedem o direito de primeira publicação à revista. Os autores devem reconhecer a revista em publicações posteriores do manuscrito. O conteúdo da Revista Trabalho EnCena está sob a Licença Creative Commons de publicação em Acesso Aberto. É de responsabilidade dos autores não ter a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro. A Revista Trabalho EnCena não aceita submissões que estejam tramitando em outra Revista. A Revista Trabalho EnCena exige contribuições significativas na concepção e/ou desenvolvimento da pesquisa e/ou redação do manuscrito e obrigatoriamente na revisão e aprovação da versão final. Independente da contribuição, todos os autores são igualmente responsáveis pelo artigo.