Entre les pratiques prescrites, déclarées et effectives

apports et défis de la recherche en didactique des sciences humaines et sociales au primaire

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/2526-1487V3N1P55

Résumé

Resumo: O presente artigo visa identificar o estado da arte da pesquisa quebequense tratando do ensino das ciências humanas e sociais no primário[1], ressaltando suas contribuições e seus limites para alimentar a formação e a prática dos professores. A análise temática do conteúdo de 53 publicações científicas coloca em evidência a existência de uma pesquisa construtivista e inclusiva centrada numa visão crítica e reflexiva do ensino das ciências humanas e sociais no primário. No entanto, trata-se de uma pesquisa essencialmente descritiva que transita entre a lógica do sistema (práticas prescritas) e a lógica do sujeito (práticas declaradas). As práticas efetivas realizadas pelos professores e futuros professores em contextos complexos, assim como as atividades de aprendizagem realizadas pelos alunos (lógica da ação), são desse modo pouco estudadas. Nesse sentido, a articulação entre aquilo que é prescrito e declarado e aquilo que acontece concretamente na sala de aula é ainda pouco explorada.

Palavras-chaves: pesquisa, didática, ciências humanas e sociais, ensino primário.

 

[1] No Québec, o ensino primário tem duração de 6 anos e é destinado às crianças de 7 a 12 anos. Ele corresponderia aos 6 primeiros anos do ensino fundamental brasileiro

Biographie de l'auteur-e

Anderson Araújo-Oliveira, Université du Québec à Montréal

Professor do Departamento de didática da Université du Québec à Montréal (UQÀM). Seus trabalhos de pesquisa se articulam em torno de dois ângulos de estudo: a análise das representações e das práticas de ensino efetivas no campo das Ciências humanas e sociais no primário e o estudo da formação inicial e do acompanhamento dos futuros professores no meio escolar (os estágios supervisionados de formação inicial).

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Publié-e

2018-03-01

Comment citer

Araújo-Oliveira, A. (2018). Entre les pratiques prescrites, déclarées et effectives: apports et défis de la recherche en didactique des sciences humaines et sociales au primaire. Trabalho (En)Cena, 3(1), 55–76. https://doi.org/10.20873/2526-1487V3N1P55

Numéro

Rubrique

Articles Théoriques et Empiriques