HIPERCAPITALISMO, FLEXIBILIZAÇÃO E METAMORFOSES NO TRABALHO MÉDICO
DOI:
https://doi.org/10.20873/2526-1487e023010Palabras clave:
Flexibilização, Trabalho, Saúde, Mal-estar no trabalho, Licenciamento em MedicinaResumen
As transformações aceleradas que se operam no mundo do trabalho no limiar do século XXI vem impactando significativamente as atividades profissionais nas organizações. Nesta entrevista, o Prof. Dr. Josep Blanch aborda o novo paradigma forjado pelo hipercapitalismo que vem reconfigurando o significado do trabalho e a prática da medicina. Ele argumenta que tais transformações são indissociáveis da vivência de conflitos e contradições entre os imperativos funcionais da nova ordem sanitária e os valores, normas, crenças, papéis e padrões morais de comportamento profissional. O Prof. Dr. Blanch, psicólogo, é altamente qualificado para tratar da temática em foco. Ele possui carreira acadêmica sólida, cuja referência central é o trabalho realizado na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/ES), vasta produção bibliográfica acadêmica, experiência internacional relevante com destaque em países da América Latina. Sua expertise profissional também se expressa pelos títulos de Professor Emérito na UAB e o obtido no Ministério da Ciências da Colômbia como Pesquisador Emérito. A entrevista nasceu da Roda de Conversa promovida na disciplina Trabalho e Cognição do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PPG-PSTO) da Universidade de Brasília (UnB). O coletivo de estudantes de pós-graduação (entrevistadores) elaborou questões prévias que foram respondidas durante uma live com quase duas horas de duração.
Citas
Blanch, J.M.; Ochoa, P.J. & Sahagún, M.A. (2012). Resignificación del trabajo y de la profesión médica bajo la nueva Gestión sanitária. In Ansoleaga, E.; Artaza, O. & Suaréz, J. (Eds.). Personas que cuidan Personas: Dimensión Humana y Trabajo en Salud (165-175). Santiago de Chile: OPS/OMS – Organización Panamericana de la Salud/ Organización Mundial de la Salud. ISBN 978-92-75-31695-5.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Mário César Ferreira, Ana Lígia Bacca Fontana da Silveira, Bianca de Barros Bezerra, Carla Itzuri Guerrero Frausto, Gabriel Teles Pontes, Ricardo Saraiva Aguiar, Jordana Costa e Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados pela Revista Trabalho EnCena permanecem propriedade dos autores, que cedem o direito de primeira publicação à revista. Os autores devem reconhecer a revista em publicações posteriores do manuscrito. O conteúdo da Revista Trabalho EnCena está sob a Licença Creative Commons de publicação em Acesso Aberto. É de responsabilidade dos autores não ter a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro. A Revista Trabalho EnCena não aceita submissões que estejam tramitando em outra Revista. A Revista Trabalho EnCena exige contribuições significativas na concepção e/ou desenvolvimento da pesquisa e/ou redação do manuscrito e obrigatoriamente na revisão e aprovação da versão final. Independente da contribuição, todos os autores são igualmente responsáveis pelo artigo.