FATORES ASSOCIADOS À SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: PROPOSTA DE MODELO TEÓRICO

Autores/as

  • Daniela Ornellas Ariño Centro Universitário Estácio Santa CAtarina
  • Roberto Moraes Cruz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Karen R. Ródio-Trevisan Universidade Federal de Santa CAtarina
  • Maria Julia Pegoraro Gai Universidade Federal de SAnta Catarina

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487e023013

Palabras clave:

saúde mental, universidades, medidas educacionais

Resumen

O período dedicado à vida universitária é marcado por características particulares desta etapa de vida. Neste espaço de tempo e contexto os recursos pessoais de cada estudante são utilizados no enfrentamento de novas demandas. O presente estudo tem como objetivo identificar e caracterizar variáveis acadêmicas e de carreira relacionadas à saúde mental de graduandos e, a partir destas, a elaborar de um modelo de investigação de saúde mental para a população de estudantes universitários. Tem como método uma busca sistemática realizada nas bases de dados Web of Science, PubMed, PsycINFO, Scopus e no Portal BVS-saúde, tendo resultado a inclusão de 134 estudos para análise e discussão de resultados. Identificou-se que a saúde mental dos universitários é composta por aspectos positivos (satisfação de vida) e negativos (sintomas de ansiedade, estresse e depressão), é predita por fatores individuais, contextuais e acadêmicos. E em tal relação explicativa a autoeficácia ocupa um papel de mediador entre os fatores acadêmicos e a saúde mental. As variáveis identificadas fornecem subsídios teóricos para a construção de um instrumento de medida para avaliação da saúde mental de estudantes universitários.

Biografía del autor/a

Roberto Moraes Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicólogo, especialista em avaliação psicológica, ergonomia e psicologia ocupacional, doutor em engenharia de produção, pós-doutorado em Métodos e Diagnóstico em Psicologia e em Saúde Coletiva. Professor e pesquisador do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Laboratório Fator Humano (UFSC) e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Neuropsicologia em Saúde (Hospital Universitário-UFSC). Linhas de pesquisa: 1) construção e adaptação de métodos e instrumentos de avaliação de processos psicofisiológicos, psicológicos e psicossociais; 2) avaliação de aspectos clínicos e epidemiológicos em saúde no trabalho; avaliação de fatores humanos em ambientes isolados, confinados e extremos (ICE). Consultor em programas de saúde e segurança no trabalho, perito psicólogo na área civil e trabalhista.

Karen R. Ródio-Trevisan, Universidade Federal de Santa CAtarina

Psicóloga e professora nos cursos de Psicologia e Direito da Faculdade Cesusc, onde ministra disciplinas e orienta estágios vinculados a Avaliação Psicológica, Psicometria e Psicologia das Organizações e do Trabalho. Graduação em Psicologia pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (2014). Pós graduada em Psicologia Clínica com ênfase em Avaliação Psicodiagnóstica (2015), MBA em Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional (2016). Mestre e doutoranda em Psicologia no Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com pesquisas baseadas na temática da Carga Mental de Trabalho.

Maria Julia Pegoraro Gai, Universidade Federal de SAnta Catarina

Doutoranda em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2020) na linha de Gestão Organizacional, com realização de mobilidade acadêmica por meio da AUGM na Universidad Nacional de Cuyo (2019). Graduada em Psicologia na Universidade Federal de Santa Maria (2017). Tem experiência em Psicologia do Trabalho e das Organizações e Avaliação Psicológica. Integrante do Grupo de Pesquisa Fator Humano e do Grupo de Pesquisa Trabalho, Organizações e Pessoas.

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Publicado

2023-09-06

Cómo citar

Ariño, D. O., Cruz, R. M., Ródio-Trevisan, K. R., & Gai, M. J. P. (2023). FATORES ASSOCIADOS À SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: PROPOSTA DE MODELO TEÓRICO. Trabalho (En)Cena, 8(Contínuo), e023013. https://doi.org/10.20873/2526-1487e023013

Número

Sección

Artigo de Revisão de Literatura