AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE ANSIEDADE DOS ESTUDANTES DA UFRRJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487V5N1P248

Palavras-chave:

Ensino superior; Fatores ansiogênicos; BAI; IDATE.

Resumo

Os objetivos deste estudo foram avaliar os níveis e identificar os possíveis geradores de ansiedade em universitários da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no período letivo. Utilizou-se um questionário estruturado e os Inventários Beck de Ansiedade (BAI) e da Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Efetuou-se a análise de variância, análises de freqüências e comparações de variáveis (teste de Qui-Quadrado). De um total de 533 estudantes entrevistados, as três situações mais citadas como possíveis desencadeadoras da ansiedade, foram: provas e seminários (98 citações); expectativa para/ao terminar o curso (87 citações); e, estar diante de muitas tarefas (50 citações). As mulheres demonstraram maior interesse em submeter-se a um acompanhamento psicológico do que os homens (72,1% e 58,5%, respectivamente) e apresentaram, também, níveis mais elevados de ansiedade BAI - Grave (30,3% e 16,5%, respectivamente) e Ansiedade Traço - Alta Sintomatologia (47,4% e 35,0%, respectivamente).

Biografia do Autor

Azarias Machado de Andrade, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Azarias Machado de Andrade

Engenheiro Florestal (UNIFENAS, 1985); Mestrado em Ciência Florestal (UFV, 1989); Doutorado em Ciência Florestal (UFV, 1992); Pós-Doutorado em Ciência e Tecnologia do Papel (UBI, Portugal, 2001); Psicopedagogo Clínico e Institucional (UNESA, 2002); Psicólogo Educacional (UFRRJ, 2017).

Professor Titular do Departamento de Produtos Florestais da UFRRJ (DPF/UFRRJ); Lecionando as disciplinas "Celulose, Papel e Energia da Madeira" e "Reciclagem de Papel".

Emmy Uehara Pires, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Emmy Uehara Pires

Psicóloga (UFRJ, 2005); Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP); Mestre e Doutora em Psicologia Clínica (Linha de Pesquisa: Neurociência e Psicologia Clínica) pela PUC-RIO.

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (DPSI/UFRRJ); Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRRJ (PPGPSI/UFRRJ); Professora Colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (MP-EGeD), do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da UFRJ.

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Publicado

2020-06-15

Como Citar

de Andrade, A. M., & Pires, E. U. (2020). AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE ANSIEDADE DOS ESTUDANTES DA UFRRJ. Trabalho (En)Cena, 5(1), 248–268. https://doi.org/10.20873/2526-1487V5N1P248

Edição

Seção

Dossiê Saúde Mental nas IES II