FATORES ASSOCIADOS À SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: PROPOSTA DE MODELO TEÓRICO

Autores

  • Daniela Ornellas Ariño Centro Universitário Estácio Santa CAtarina
  • Roberto Moraes Cruz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Karen R. Ródio-Trevisan Universidade Federal de Santa CAtarina
  • Maria Julia Pegoraro Gai Universidade Federal de SAnta Catarina

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487e023013

Palavras-chave:

saúde mental, universidades, medidas educacionais

Resumo

O período dedicado à vida universitária é marcado por características particulares desta etapa de vida. Neste espaço de tempo e contexto os recursos pessoais de cada estudante são utilizados no enfrentamento de novas demandas. O presente estudo tem como objetivo identificar e caracterizar variáveis acadêmicas e de carreira relacionadas à saúde mental de graduandos e, a partir destas, a elaborar de um modelo de investigação de saúde mental para a população de estudantes universitários. Tem como método uma busca sistemática realizada nas bases de dados Web of Science, PubMed, PsycINFO, Scopus e no Portal BVS-saúde, tendo resultado a inclusão de 134 estudos para análise e discussão de resultados. Identificou-se que a saúde mental dos universitários é composta por aspectos positivos (satisfação de vida) e negativos (sintomas de ansiedade, estresse e depressão), é predita por fatores individuais, contextuais e acadêmicos. E em tal relação explicativa a autoeficácia ocupa um papel de mediador entre os fatores acadêmicos e a saúde mental. As variáveis identificadas fornecem subsídios teóricos para a construção de um instrumento de medida para avaliação da saúde mental de estudantes universitários.

Biografia do Autor

Roberto Moraes Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicólogo, especialista em avaliação psicológica, ergonomia e psicologia ocupacional, doutor em engenharia de produção, pós-doutorado em Métodos e Diagnóstico em Psicologia e em Saúde Coletiva. Professor e pesquisador do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Laboratório Fator Humano (UFSC) e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Neuropsicologia em Saúde (Hospital Universitário-UFSC). Linhas de pesquisa: 1) construção e adaptação de métodos e instrumentos de avaliação de processos psicofisiológicos, psicológicos e psicossociais; 2) avaliação de aspectos clínicos e epidemiológicos em saúde no trabalho; avaliação de fatores humanos em ambientes isolados, confinados e extremos (ICE). Consultor em programas de saúde e segurança no trabalho, perito psicólogo na área civil e trabalhista.

Karen R. Ródio-Trevisan, Universidade Federal de Santa CAtarina

Psicóloga e professora nos cursos de Psicologia e Direito da Faculdade Cesusc, onde ministra disciplinas e orienta estágios vinculados a Avaliação Psicológica, Psicometria e Psicologia das Organizações e do Trabalho. Graduação em Psicologia pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (2014). Pós graduada em Psicologia Clínica com ênfase em Avaliação Psicodiagnóstica (2015), MBA em Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional (2016). Mestre e doutoranda em Psicologia no Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com pesquisas baseadas na temática da Carga Mental de Trabalho.

Maria Julia Pegoraro Gai, Universidade Federal de SAnta Catarina

Doutoranda em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2020) na linha de Gestão Organizacional, com realização de mobilidade acadêmica por meio da AUGM na Universidad Nacional de Cuyo (2019). Graduada em Psicologia na Universidade Federal de Santa Maria (2017). Tem experiência em Psicologia do Trabalho e das Organizações e Avaliação Psicológica. Integrante do Grupo de Pesquisa Fator Humano e do Grupo de Pesquisa Trabalho, Organizações e Pessoas.

Referências

Aboalshamat, K., Hou, X.Y., & Strodl, E. (2015). Psychological well-being status among medical and dental students in Makkah, Saudi Arabia: A cross-sectional study. Medical Teacher, 37(sup1), S75–S81. https://doi.org/10.3109/0142159x.2015.1006612

Abu-Ghazaleh, S. B., Sonbol, H. N., & Rajab, L. D. (2016). A longitudinal study of psychological stress among undergraduate dental students at the University of Jordan. BMC Medical Education, 16(1). https://doi.org/10.1186/s12909-016-0612-6

AlFaris, E., Irfan, F., Qureshi, R., Naeem, N., Alshomrani, A., Ponnamperuma, G., Yousufi, N. A., Maflehi, N.A., Naami, M.A., Jamal, A., & Van der Vleuten, C. (2016). Health professions’ students have an alarming prevalence of depressive symptoms: exploration of the associated factors. BMC Medical Education, 16(1). https://doi.org/10.1186/s12909-016-0794-y

Al-Gamal E., Alzayyat A., & Ahmad M.M. (2016). Prevalence of Internet Addiction and Its Association With Psychological Distress and Coping Strategies Among University Students in Jordan. Perspect Psychiatr Care, 52(1):49-61. doi: 10.1111/ppc.12102

Almeida, L. S., Soares, A. P. C., & Ferreira, J. A. (2002). Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r): Avaliação do ajustamento dos estudantes universitários. Avaliação Psicológica, 1(2): 81-93.

Ahmad M, Alzayyat A, Al-Gamal E. (2015) The factor structure of the internet addiction tool with university students in Jordan. Issues Ment Health Nurs, 36(9):725-31. doi: 10.3109/01612840.2015.1033041. PMID: 26440876.

Alzayyat, A., & Al-Gamal, E. (2014). Correlates of Stress and Coping among Jordanian Nursing Students during Clinical Practice in Psychiatric/Mental Health Course. Stress and Health, 32(4), 304–312. https://doi.org/doi:10.1002/smi.2606

Alzayyat A., Al-Gamal E., Ahmad M.M. (2015). Psychosocial correlates of Internet addiction among Jordanian university students. J Psychosoc Nurs Ment Health Serv., 53(4):43-51. doi: 10.3928/02793695-20150309-02

Angkurawaranon, C., Jiraporncharoen, W., Sachdev, A., Wisetborisut, A., Jangiam, W., & Uaphanthasath, R. (2016). Predictors of quality of life of medical students and a comparison with quality of life of adult health care workers in Thailand. SpringerPlus, 5(1). https://doi.org/10.1186/s40064-016-2267-5

Antúnez, Zayra, & Vinet, Eugenia V. (2013). Problemas de salud mental en estudiantes de una universidad regional chilena. Revista médica de Chile, 141(2), 209-216. https://dx.doi.org/10.4067/S0034-98872013000200010

Ariño, D. O., & Bardagi, M. P. (2018). Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental de Estudantes Universitários. Psicologia em Pesquisa, 12(3), 44-52. https://dx.doi.org/10.24879/2018001200300544

Ariño, D. O. (2018b). Relação entre Vulnerabilidade Psicológica, Vivências Acadêmicas e

Autoeficácia. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Arnett, J. J. (2007). Emerging Adulthood: What Is It, and What Is It Good For? Child Development Perspective, 1(2): 68-73.

Arria, A. M., Caldeira, K. M., Vincent, K. B., Winick, E. R., Baron, R. A., & O’Grady, K. E. (2013). Discontinuous College Enrollment: Associations With Substance Use and Mental Health. Psychiatric Services, 64(2), 165–172. https://doi.org/10.1176/appi.ps.201200106

Asencio-López, L., Almaraz-Celis, G. D., Carrillo Maciel, V., Valenzuela, P. H., Goytia, L. S., Torres, M. M., Caballero, F. M., Tapia, J. R., Martin, K. D., Miranda, D. N., Lavenant, C. M., Rodríguez, K. P., Martínez, C. S., Aparicio, A. G. S., & Lepe, R. F. (2016). Burnout syndrome in first to sixth-year medical students at a private university in the north of Mexico: descriptive cross-sectional study. Medwave, 16(3):e6432. https://doi.org/10.5867/medwave.2016.03.6432

Bai, J. (2016). Perceived Support as a Predictor of Acculturative Stress Among International Students in the United States. Journal of International Students, 6(1):93-106.

Bajwa, H. Z., Al-Turki, A. S. A., Dawas, A. M. K., Behbehani, M. Q., Al-Mutairi, A. M. A., Al-Mahmoud, S., Shukkur, M., & Thalib, L. (2013). Prevalence and Factors Associated with the Use of Illicit Substances among Male University Students in Kuwait. Medical Principles and Practice, 22(5), 458–463. https://doi.org/10.1159/000350609

Barbosa, J., Silva, Á., Ferreira, M. A., & Severo, M. (2016). Transition from Secondary School to Medical School: The Role of Self-Study and Self-Regulated Learning Skills in Freshman Burnout. Acta Médica Portuguesa, 29(12), 803. https://doi.org/10.20344/amp.8350

Bardagi, M. P. (2007). Evasão e comportamento vocacional de universitário: estudos sobre o desenvolvimento de carreira na graduação. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Baroni A., Bruzzese J.M., Di Bartolo C.A., Ciarleglio A., & Shatkin J.P. (2018). Impact of a sleep course on sleep, mood and anxiety symptoms in college students: A pilot study. J Am Coll Health, 66(1):41-50. doi: 10.1080/07448481.2017.1369091. Epub 2017 Sep 15. PMID: 28820661.

Baumann M., Amara M.E., Karavdic S., Limbach-Reich A. (2014). First-year at university: the effect of academic employability skills and physical quality of life on students' well-being. Work, 49(3):505-15. doi: 10.3233/WOR-131729. PMID: 24004788.

Bayram, N., & Bilgel, N. (2008). The prevalence and sócio-demographic correlations of depression, anxiety and stress among a group of university students. Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology, 43, 667-672. doi: 10.1007/s00127-008-0345-x

Bergin, A. J., & Jimmieson, N. L. (2017). The Implications of University Outcome Expectations for Student Adjustment. Journal of College Student Development, 58(5), 752–770. https://doi.org/10.1353/csd.2017.0058

Binfet J.T., Passmore H.A., Cebry A., Struik K., & McKay C. (2018). Reducing university students' stress through a drop-in canine-therapy program. J Ment Health, 27(3):197-204. doi: 10.1080/09638237.2017.1417551. Epub 2017 Dec 21.

Bohry, S. (2007). Crise Psicológica do Universitário e Trancamento Geral de Matrícula por

motivos de Saúde. (Dissertação de Mestrado) Universidade de Brasília.

Bonifácio, S. P., Silva, R. C. B., Montesano, F. T., & Padovani, R. C. (2011). Investigação e manejo de eventos estressores entre estudantes de Psicologia. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 7(1). http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872011000100004

Brown, C., Qin, P., & Esmail, S. (2017). “Sleep? Maybe Later…” A Cross-Campus Survey of University Students and Sleep Practices. Education Sciences, 7(3), 66. https://doi.org/10.3390/educsci7030066

Caballero Domínguez, Carmen, González Gutiérrez, Orlando, & Palacio Sañudo, Jorge. (2015). Relación del burnout y el engagement con depresión, ansiedad y rendimiento académico en estudiantes universitarios. Revista Salud Uninorte, 31(1), 59-69. Retrieved April 10, 2023, from http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-55522015000100008&lng=en&tlng

Cardwell J.M., & Lewis E.G. (2017). Vocation, Belongingness, and Balance: A Qualitative Study of Veterinary Student Well-Being. J Vet Med Educ. Spring;44(1):29-37. doi: 10.3138/jvme.0316-055R. PMID: 28206847.

Chau, C., Vilela, P. (2017). Variables asociadas a la salud física y mental percibida en estudiantes universitarios de Lima. Liberabit, 23 (1). https://doi.org/10.24265/liberabit.2017.v23n1.06

Chen, C., Fan, J., & Jury, M. (2017). Are perceived learning environments related to subjective well-being? A visit to university students. Learning and Individual Differences, 54, 226–233. https://doi.org/10.1016/j.lindif.2017.01.001

Chernomas, W. M., & Shapiro, C. (2013). Stress, Depression, and Anxiety among Undergraduate Nursing Students. International Journal of Nursing Education Scholarship, 10(1). https://doi.org/10.1515/ijnes-2012-0032

Cheung, T., Wong, S., Wong, K., Law, L., Ng, K., Tong, M., Wong, K. Y., Ng, M. Y, & Yip, P. (2016). Depression, Anxiety and Symptoms of Stress among Baccalaureate Nursing Students in Hong Kong: A Cross-Sectional Study. International Journal of Environmental Research and Public Health, 13(8), 779. https://doi.org/10.3390/ijerph13080779

Coccia C., & Darling C.A. (2016) Having the Time of Their Life: College Student Stress, Dating and Satisfaction with Life. Stress Health, 32(1):28-35. doi: 10.1002/smi.2575. Epub 2014 Apr 11. PMID: 24723539.

Coentre, R., Faravelli, C., & Figueira, M. L. (2016). Assessment of depression and suicidal behaviour among medical students in Portugal. International Journal of Medical Education, 7, 354–363. https://doi.org/10.5116/ijme.57f8.c468

Costa, E. F. D., Mendes, C. M. C., & Andrade, T. M. (2017). Common mental disorders in medical students: A repeated cross-sectional study over six years. Revista da Associação Médica Brasileira, 63 (9). https://doi.org/10.1590/1806-9282.63.09.771

Dachew, B. A., Azale Bisetegn, T., & Berhe Gebremariam, R. (2015). Prevalence of Mental Distress and Associated Factors among Undergraduate Students of University of Gondar, Northwest Ethiopia: A Cross-Sectional Institutional Based Study. PLOS ONE, 10(3), e0119464. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0119464

Deb, S., Banu, P. R., Thomas, S., Vardhan, R. V., Rao, P. T., & Khawaja, N. (2016). Depression among Indian university students and its association with perceived university academic environment, living arrangements and personal issues. Asian Journal of Psychiatry, 23, 108–117. https://doi.org/10.1016/j.ajp.2016.07.010

Deepthi, R., Ashakiran, S., Akhilesh, T. V., & Reddy, M. (2015). Good mental health status of medical students: Is there a role for physical activity?. JKIMSU, 4(1).

De-la-Torre-Ugarte, M. C., Takahashi, R. F., & Bertolozzi, M. R. (2011). Revisão sistemática: noções gerais. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 45(5), 1260-1266. https://doi.org/10.1590/s0080-62342011000500033

Dessie, Y., Ebrahim, J., & Awoke, T. (2013). Mental distress among university students in Ethiopia: a cross sectional survey. Pan African Medical Journal, 15. https://doi.org/10.11604/pamj.2013.15.95.2173

Dois-Castellón, A. M. (2015). La formación universitaria como factor de riesgo para la ocurrencia de hostigamiento laboral en enfermería. FEM: Revista de La Fundación Educación Médica, 18(2), 95–101. https://doi.org/10.4321/s2014-98322015000200004

Eisenberg, D., Gollust, S. E., Golberstein, E., & Hefner, J. L. (2007). Prevalence and Correlates of Depression, Anxiety and Suicidality Among University Students. American Journal of Orthopsychiatry, 77(4), 534-532.

El Ansari, W., Vallentin-Holbech, L., & Stock, C. (2014). Predictors of Illicit Drug Use Among University Students in Northern Ireland, Wales and England. Global Journal of Health Science, 7(4). https://doi.org/10.5539/gjhs.v7n4p18

Farahangiz, S., Mohebpour, F., & Salehi, A. (2016). Assessment of Mental Health among Iranian Medical Students: A Cross-Sectional Study. International Journal of Health Sciences, 10 (1). https://doi.org/10.12816/0031216

Fischer, S., Nater, U. M., & Laferton, J. A. C. (2016). Negative stress beliefs predict somatic symptoms in students under academic stress. International Journal of Behavioral Medicine, 23(6), 746–751. https://doi.org/10.1007/s12529-016-9562-y

Fórum de Pró-reitores de Assuntos Estudantil [FONAPRACE]. (2011). Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais Brasileiras. (Relatório da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES). Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis. Brasília.

Foster D.W., Dukes K., & Sartor C.E. (2016). The road to drink is paved with high intentions: Expectancies, refusal self-efficacy, and intentions among heavy drinking college students. Alcohol, 50:65-71. doi: 10.1016/j.alcohol.2015.11.004.

Gomes, I. S., & Oliveira Caminha, I. D. O. (2014). Guia para estudos de revisão sistemática: uma opção metodológica para as Ciências do Movimento Humano. Movimento, 20(1), 395-411. https://doi.org/10.22456/1982-8918.41542

Gómez H, P., Pérez V, C., Parra P, P., Ortiz M, L., Matus B, O., McColl C, P., Torres A, G., & Meyer K, A. (2015). Academic achievement, engagement and burnout among first year medical students. Revista Medica Chilena, 143(7):930-7. https://doi.org/10.4067/s0034-98872015000700015

Gupta, N., Garg, S., & Arora, K. (2016). Pattern of mobile phone usage and its effects on psychological health, sleep, and academic performance in students of a medical university. National Journal of Physiology, Pharmacy and Pharmacology, 6(2). https://doi.org/10.5455/njppp.2016.6.0311201599

Hayley, A. C., Sivertsen, B., Hysing, M., Vedaa, Ø., & Øverland, S. (2017). Sleep difficulties and academic performance in Norwegian higher education students. British Journal of Educational Psychology, 87(4), 722–737. https://doi.org/10.1111/bjep.12180

Henning, M. A., Krägeloh, C., Thompson, A., Sisley, R., Doherty, I., & Hawken, S. J. (2013). Religious Affiliation, Quality of Life and Academic Performance: New Zealand Medical Students. Journal of Religion and Health, 54(1), 3–19. https://doi.org/10.1007/s10943-013-9769-z

Ibrahim, A. K., Kelly, S.J., Adams, C. E., & Glazebrook, C. (2013). A systematic review of studies of depression prevalence in university students. Journal of Psychiatric Research, 47, 391-400.

Jacob, T., Itzchak, E. B., & Raz, O. (2012). Stress among healthcare students – A cross disciplinary perspective. Physiotherapy Theory and Practice, 29(5), 401–412. https://doi.org/10.3109/09593985.2012.734011

Jerez-Mendoza, M., & Oyarzo-Barría, C. (2015). Estrés académico en estudiantes del Departamento de Salud de la Universidad de Los Lagos Osorno. Revista Chilena de Neuro-Psiquiatría, 53(3), 149–157. https://doi.org/10.4067/s0717-92272015000300002

Junior, M. A. G. N., Braga, Y. A., Marques, T. G., Silva, R. T., Vieira, S.D., Coelho, V. A. F., & Gobira, T. A. A. (2015). Depressão em estudantes de Medicina. Revista Médica Minas Gerais, 25(4), 562-567.

Kananifar, N., Seghatoleslam, T., Atashpour, S. H., Hoseini, M., Habil, M. H. B., & Danaee, M. (2015).The relationships between imposter phenomenon and mental health in Isfahan universities students. International Medical Journal, 22(3): 144-146. http://prof.khuisf.ac.ir/images/Uploaded_files/18[8260488].PDF

Kulsoom, B., & Afsar, N. (2015). Stress, anxiety, and depression among medical students in a multiethnic setting. Neuropsychiatric Disease and Treatment, 1713. https://doi.org/10.2147/ndt.s83577

Lantyer, A. S., Varanda, C. C. Souza, F. G. Padovani, R. C., & Viana, M. B. (2016). Ansiedade e Qualidade de Vida entreEstudantes Universitários Ingressantes:Avaliação e Intervenção. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 18(2). https://www.researchgate.net/profile/Angelica-

Lantyer/publication/309385121_Ansiedade_e_Qualidade_de_Vida_entre_Estudantes_Universitarios_Ingressantes_Avaliacao_e_Intervencao/links/585a9efc08ae64cb3d4ac7ee/Ansiedade-e-Qualidade-de-Vida-entre-Estudantes-Universitarios-Ingressantes-Avaliacao-e-Intervencao.pdf

Larcombe, W., Finch, S., & Sore, R. (2015). Who's Distressed? Not Only Law Students: Psychological Distress Level in University Students Across Diverse Fields of Study. Sydney Law Review, 37(2). https://doi.org/10.3316/INFORMIT.310280367807277

Latas, M., Stojkovic, T., Ralic, T., Jovanovic, S., Spiric, Z., & Milovanovic, S. (2014). Medical students` health-related quality of life - a comparative study. Military Medical and Pharmaceutical Journal of Serbia, 71(8), 751–756. https://doi.org/10.2298/vsp1408751l

Linares-Manrique, M., Linares-Girela, D., Schmidt-Rio-Valle, J., Mato-Medina, O., Fernández-García, R., & Cruz-Quintana, F. (2016). Relación entre autoconcepto físico, ansiedad e IMC en estudiantes universitarios mexicanos. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, 16 (62): 497-519. https://doi.org/10.15366/rimcafd2016.63.007

Lipson, S. K., & Eisenberg, D. (2018). Mental health and academic attitudes and expectations in university populations: results from the healthy minds study. Journal of Mental Health, 27(3): 205-213. https://doi.org/10.1080/09638237.2017.1417567

Lipson, S. K., & Eisenberg, D. (2018). Mental health and academic attitudes and expectations in university populations: results from the healthy minds study. Journal of Mental Health, 27(3). doi: 10.1080/09638237.2017.1417567

Long, J., Liu, T.-Q., Liao, Y.-H., Qi, C., He, H.-Y., Chen, S.-B., & Billieux, J. (2016). Prevalence and correlates of problematic smartphone use in a large random sample of Chinese undergraduates. BMC Psychiatry, 16(1). https://doi.org/10.1186/s12888-016-1083-3

Mahmud H.M., Kalam M., Nawaz A., Khan S., Imam H., Khan O.A. (2014). Are medical undergraduates more likely to indulge in substance abuse than non-medical undergraduates? A survey from Karachi. J Coll Physicians Surg Pakn, 24(7):515-8.

May, R. W., Bauer, K. N., & Fincham, F. D. (2015). School burnout: Diminished academic and cognitive performance. Learning and Individual Differences, 42, 126–131. https://doi.org/10.1016/j.lindif.2015.07.015

Moreira, S.N. T., Vasconcellos, R. L. S. S., & Heath, N. (2015). Estresse na Formação Médica: como Lidar com Essa Realidade? Revista Brasileira de Educação Médica, 39 (4):558-564. http://www.scielo.br/pdf/rbem/v39n4/1981-5271-rbem-39-4-0558.pdf

Mota, N. I. F., Alves, E. R. P., Leite, G. O., Sousa, B.S. M. A., Filha, M. O. F., & Dias, M. D. (2016). Stress among nursing students at a public university. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog., 12(3):163-70. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v12i3p163-170

Moura, I. H., Nobre, R. S., Cortez, R. M. A., Campelo, V., Macêdo, S. F., Silva, A. R.V. (2016). Qualidade de vida de estudantes de graduação em enfermagem. Revista Gaúcha Enfermagem. [online], 37(2):e55291. http://doi.org/10.1590/1983-1447.2016.02.55291.

Mousa, O. Y., Dhamoon, M. S., Lander, S., & Dhamoon, A. S. (2016). The MD Blues: Under-Recognized Depression and Anxiety in Medical Trainees. PLOS ONE, 11(6). https://doi.org/10.1371/journal.pone.0156554

Naseem, S., Orooj, F., Ghazanfar, H., & Ghazanfar, A. (2016). Quality of life of Pakistani medical students studying in a private institution. Journal of the Pakistan Medical Association, 66(5):579-583. https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/79523388/7746-libre.pdf?1643115430=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DQuality_of_life_of_Pakistani_medical_stu.pdf

Neves, C. P., Ribeiro, D. M. (2016). Burnout em estudantes de graduação em Odontologia. Revista da ABENO, 16 (1): 39-49. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i1.232

Nieto, I. E. (2016). Consumo de alcohol entre los estudiantes de la Universidad de Extremadura. Metas de Enfermaria, 19(8): 6-11

Nimkuntod, P., Uengarpon, N., Benjaoran, F., Pinwanna, K., Ratanakeereepun, K., & Tongdee, P. (2016). Psychometric Properties of Depression Anxiety and Stress in Preclinical Medical Students. J Med Assoc Thai., 99 (7):S111-7. https://doi.org/10.3389/fpubh.2022.863323

Opoku-Acheampong, A., Kretchy, I. A., Acheampong, F., Afrane, B. A., Ashong, S., Tamakloe, B., & Nyarko, A. K. (2017). Perceived stress and quality of life of pharmacy students in University of Ghana. BMC Research Notes, 10(1). https://doi.org/10.1186/s13104-017-2439-6

Osama, M., Islam, M. Y., Hussain, S. A., Masroor, S. M. Z., Burney, M. U., Masood, M. A., Menezes, R. G., & Rehman, R. (2014). Suicidal ideation among medical students of Pakistan: A cross-sectional study. Journal of Forensic and Legal Medicine, 27, 65–68. https://doi.org/10.1016/j.jflm.2014.08.006

Payakachat, N., Gubbins, P. O., Ragland, D., Flowers, S. K., & Stowe, C. D. (2014). Factors Associated With Health-Related Quality of Life of Student Pharmacists. American Journal of Pharmaceutical Education, 78(1), 7. https://doi.org/10.5688/ajpe7817

Pereira, H. P., Lopes, D. G., Gonçalves, M. C., & Vasconcelos-Raposo, J. J. (2017). Bem-estar psicológico e autoestima em estudantes universitários. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, 12(2),297-305. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=311151242013

Phillips, K. T., Lalonde, T. L., Phillips, M. M., & Schneider, M. M. (2017). Marijuana use and associated motives in Colorado university students. The American Journal on Addictions, 26(8):830-837. https://doi.org/10.1111/ajad.12640

Phimarn, W., Kaewphila, P., Suttajit, S., & Saramunee, K. (2015). Depression screening and advisory service provided by community pharmacist for depressive students in university. SpringerPlus, 4(1). https://doi.org/10.1186/s40064-015-1259-1

Ran, M.-S., Mendez, A. J., Leng, L.-L., Bansil, B., Reyes, N., Cordero, G.,Carreon, C., Fausto, M., Maminta, L., & Tang, M. (2016). Predictors of Mental Health Among College Students in Guam: Implications for Counseling. Journal of Counseling & Development, 94(3), 344–355. https://doi.org/10.1002/jcad.12091

Rania, N., Siri, A., Bagnasco, A., Aleo, G., & Sasso, L. (2013). Academic climate, well-being and academic performance in a university degree course. Journal of Nursing Management, 22(6), 751–760. https://doi.org/10.1111/j.1365-2834.2012.01471.x

Redfern, K. (2015). An empirical investigation of the incidence of negative psychological symptoms among Chinese international students at an Australian university. Australian Journal of Psychology, 68(4), 281–289. https://doi.org/10.1111/ajpy.12106

Reyes-Rodríguez, M. L., Rivera-Medina, C. L., Cámara-Fuentes, L., Suárez-Torres, A., & Bernal, G. (2013). Depression symptoms and stressful life events among college students in Puerto Rico. Journal of Affective Disorders, 145(3), 324–330. https://doi.org/10.1016/j.jad.2012.08.010

Riveros, A., Rubio, T.H., Candelario, J., & Mangin, M. (2013). Características psicológicas y desempeño académico en universitarios de profesiones de pronta ocupación. Rev.latinoam.psicol. 45(2): 265-278.

Russa AD, Mligiliche L. (2014). Inspiring Tanzanian medical students into the profession: appraisal of cadaveric dissection stress and coping strategies. Ital J Anat Embryol., 119(3):268-76.

Riveros, F., & Vinaccia-Alpi, S. (2017). Relationship between sociodemographic, pathogenic and salutogenic variables and the quality of life of Colombian university students. Revista de Psicopatología y Psicología Clínica, 22 (3). https://doi.org/10.5944/rppc.vol.22.num.3.2017.16330

Ródio-Trevisan, K. R. (2020). Avaliação da associação entre carga mental de trabalho, fatores de risco psicossociais ocupacionais e agravos à saúde mental dos professores [Dissertação de mestrado em Psicologia]. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/221998/PPSI0902-D.pdf?sequence=-1&isAllowed=y

Roso-Bas, F., Jiménez, A. P., & García-Buades, E. (2016). Emotional variables, dropout and academic performance in Spanish nursing students. Nurse Education Today, 37, 53–58. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2015.11.021

Saias, T., du Roscoät, E., Véron, L., Guignard, R., Richard, J.-B., Legleye, S., Sauvade, F., Kovess, V. & Beck, F. (2014). Psychological distress in French college students: demographic, economic and social stressors. Results from the 2010 National Health Barometer. BMC Public Health, 14(1). https://doi.org/10.1186/1471-2458-14-256

Saldaña O. C., De Loera Soto, L. A., & Torres, B. E. M. (2017). Evaluation of Stress Academic Levels of Medical Students of The South University Center. Ciencia & Trabajo, 19 (58), 31:34. https://scielo.conicyt.cl/pdf/cyt/v19n58/0718-2449-cyt-19-58-00031.pdf

Santos, F. S., Maia, C. R. C., Faedo, F. C., Gomes, G. P. C., Nunes, M. E., & Oliveira, M. V. M. (2017). Estresse em Estudantes de Cursos Preparatórios e de Graduação em Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, 41(2), 194:200. http://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n2RB20150047

Santos, J. A. F., Lucena, N. M. G., Rocha, T.V., Aragão, P.O.R., Gatto-Cardia, M. C., Carvalo, A.G.C., & Barros, M.F.A. (2012). Estresse em Acadêmicos do Curso de Fisioterapia. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, 16 (2), 89-94. http://doi.org/10.4034/RBCS.2012.16.s2.12

Saravanan C., & Heidhy I. (2014). Psychological problems and psychosocial predictors of cigarette smoking behavior among undergraduate students in Malaysia. Asian Pac J Cancer Prev., 15(18):7629-34. doi: 10.7314/apjcp.2014.15.18.7629. PMID: 25292039.

Schnettler B., Miranda-Zapata E., Grunert K.G., Lobos G., Denegri M., Hueche C., & Poblete H. (2017). Life Satisfaction of University Students in Relation to Family and Food in a Developing Country. Front Psychol., 2017 Sep 6(8):1522. doi: 10.3389/fpsyg.2017.01522

Scholz, M., Neumann, C., Ropohl, A., Paulsen, F., & Burger, P. H. M. (2016). Risk factors for mental disorders develop early in German students of dentistry. Annals of Anatomy - Anatomischer Anzeiger, 208, 204–207. http://doi.org/10.1016/j.aanat.2016.06.004

Silva, A. O., & Cavalcante Neto, J. L. (2014). Associação entre níveis de atividade física e transtorno mental comum em estudantes universitários. Motricidade, 10(1). http://doi.org/10.6063/motricidade.10(1).2125

Simić-Vukomanović, I., Mihajlović, G., Kocić, S., Djonović, N., Banković, D., Vukomanović, V., & Djukić-Dejanović, S. (2016). The prevalence and socioeconomic correlates of depressive and anxiety symptoms in a group of 1,940 Serbian university students. Vojnosanit Pregl, 73(2): 169–177. https://scindeks.ceon.rs/article.aspx?artid=0042-84501602169S

Skodova Z, Lajciakova P. The effect of personality traits and psychosocial training on burnout syndrome among healthcare students. Nurse Educ Today. 2013 Nov;33(11):1311-5. doi: 10.1016/j.nedt.2013.02.023. Epub 2013 Mar 29. PMID: 23545453.

Souza, V. S. de, Costa, M. A. R., Rodrigues, A. C., Bevilaqua, J. de F., Inoue, K. C., Oliveira, J. L. C., & Matsuda, L. M. (2016). Stress among nursing undergraduate students of a Brazilian public university. Investigación y Educación En Enfermería, 34(3), 518–527. http://doi.org/10.17533/udea.iee.v34n3a11

Uraz, A., Tocak, Y.S., Yozgatligil, C., Cetiner, S., & Bal, B. (2013). Psychological well-being, health, and stress sources in Turkish dental students. J Dent Educ., 77(10):1345-55.

Vasconcelos, T. C. D., Dias, B. R. T., Andrade, L. R., Melo, G. F., Barbosa, L., & Souza, E. (2015). Prevalência de sintomas de ansiedade e depressão em estudantes de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, 39, 135-142. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e00042014

Victoria, M.S., Bravo, A, Felix, A.K., Neves, B.G., Rodrigues, C.B., Ribeiro, C.C.P., Canejo, D., Coelho, D., Sampaio, D., Esteves, I.M., Silva, J.A., Marotta, L., Rosa, M.S., Ribeiro, M.Y., Santos, N.S., Barbosa, T.B., Silva, T.M., Brito, T.M., Santos, V.C., Lima, V., Saltoris, W.P. (2013). Níveis de Ansiedade e Depressão em Graduandos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Encontro Revista de Psicologia, 16(25):163-165. Recuperado de http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/renc/article/view/2447/2345

Vungkhanching, M., Tonsing, J. C., & Tonsing, K. N. (2016). Psychological Distress, Coping and Perceived Social Support in Social Work Students. British Journal of Social Work. http://doi.org/10.1093/bjsw/bcw145

Wyatt, T., & Oswalt, S. B. (2013). Comparing Mental Health Issues Among Undergraduate and Graduate Students. American Journal of Health Education, 44(2), 96–107. http://doi.org/10.1080/19325037.2013.764248

Xiao, H., Carney, D. M., Youn, S. J., Janis, R. A., Castonguay, L. G., Hayes, J. A., & Locke, B. D. (2017). Are we in crisis? National mental health and treatment trends in college counseling centers. Psychol Serv, 14(4):407-415. http://doi.org/10.1037/ser0000130

Yao, B., Han, W., Zeng, L., & Guo, X. (2013). Freshman year mental health symptoms and level of adaptation as predictors of Internet addiction: A retrospective nested case-control study of male Chinese college students. Psychiatry Research, 210(2), 541–547. http://doi.org/10.1016/j.psychres.2013.07.023

Youn, S. J., Trinh, N.-H., Shyu, I., Chang, T., Fava, M., Kvedar, J., & Yeung, A. (2013). Using online social media, Facebook, in screening for major depressive disorder among college students. International Journal of Clinical and Health Psychology, 13(1), 74–80. http://doi.org/10.1016/s1697-2600(13)70010-3

Zhang J., Zhao S., Lester D., Zhou C. (2014). Life satisfaction and its correlates among college students in China: a test of social reference theory. Asian J Psychiatr., 10:17-20. doi: 10.1016/j.ajp.2013.06.014. Epub 2013 Jul 23.

Zhao, F., Guo, Y., Suhonen, R., & Leino-Kilpi, H. (2016). Subjective well-being and its association with peer caring and resilience among nursing vs medical students: A questionnaire study. Nurse Education Today, 37, 108–113. http://doi.org/10.1016/j.nedt.2015.11.019

Zunhammer, M., Eichhammer, P., & Busch, V. (2014). Sleep Quality during Exam Stress: The Role of Alcohol, Caffeine and Nicotine. PLoS ONE, 9(10). http://doi.org/10.1371/journal.pone.0109490

Downloads

Publicado

2023-09-06

Como Citar

Ariño, D. O., Cruz, R. M., Ródio-Trevisan, K. R., & Gai, M. J. P. (2023). FATORES ASSOCIADOS À SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: PROPOSTA DE MODELO TEÓRICO. Trabalho (En)Cena, 8(Contínuo), e023013. https://doi.org/10.20873/2526-1487e023013

Edição

Seção

Artigo de Revisão de Literatura