ABERTURA DE DIREITOS AUTORAIS NA INTERNET PARA SATISFAÇÃO DE DIREITOS DE LIVRE EXPRESSÃO E PARTICIPAÇÃO CULTURAL

Autores/as

  • Alexandre Henrique Saldanha Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-0106.2017.v4n2.p1-23

Palabras clave:

Direitos Autorais, Liberdade de Expressão, Internet

Resumen

Este trabalho procura colaborar com o debate que envolve a relação entre direitos autorais e liberdade de expressão, propondo uma releitura destas normas jurídicas, no sentido de sua maior abertura, para que possa ser possível satisfazer direitos humanos de acesso á cultura, no contexto da cibercultura. A hipótese de problema está na relação paradoxal criada entre a propensão ao fechamento provocada pelos direitos autorais, contra a exigência de acesso aberto à participação cultural surgida como direito fundamental no contexto da sociedade da informação. O objetivo é justamente demonstrar esta tensa relação e propor um modelo de direitos de autor mais adequado às características sociais do século XXI, para que possam ser satisfeitos os direitos de acesso e participação na cultura. O desenvolvimento do trabalho é baseado em revisão de literatura demonstrativa do debate proposto.

Biografía del autor/a

Alexandre Henrique Saldanha, Universidade Católica de Pernambuco

Doutor em Direito pela UFPE. Professor na Universidade Católica de Pernambuco. Membro da Comissão de
Propriedade Intelectual da OAB/PE

Citas

ASCENSÃO, José de Oliveira. Direito Autoral. Rio de Janeiro: Renovar, 1997.

______. Direito fundamental de acesso à cultura e direito intelectual. In: SANTOS, Manoel Pereira dos (Coordenador). Direito de Autor e direitos fundamentais. São Paulo: Ed. Saraiva, 2011. Páginas 09 a 44.

BITTAR, Carlos Alberto. Direito de Autor. Rio de Janeiro: Forense, 2004.

BOBBIO, Norberto. Dicionário de política. Brasília: editora universidade de Brasília, 1986.

FARIAS, Edilsom Pereira de. Estatuto teórico da liberdade de expressão e comunicação. In: LOIS, Cecília Caballeros e BASTOS JUNIOR, Luiz Magno Pinto (coordenanores). A constituição como espelho da realidade: interpretação e jurisdição constitucionais em debate: homenagem a Silvio Dobrowolski. São Paulo: LTr, 2007. Páginas 156 a 180.

FRAGOSO, João Henrique da Rocha. Direito de Autor e Copyright: Fundamentos Históricos e Sociológicos. São Paulo: QuartierLatin, 2012.

KRETSCHMANN, Angela. O papel da dignidade humana em meio aos desafios do acesso aberto e do acesso universal perante o direito autoral. In: SANTOS, Manoel Pereira dos (Coordenador). Direito de Autor e direitos fundamentais. São Paulo: Ed. Saraiva, 2011. Páginas 76 a 103.

LEMOS, Ronaldo. Direito, Tecnologia e cultura. Rio de Janeiro: FGV, 2005.

LESSIG, Lawrence. Cultura Livre: como a grande mídia usa a tecnologia e a lei para bloquear a cultura e controlar a criatividade. São Paulo: Trama, 2005.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

RIVERO, Jean. Liberdades públicas. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

SANTOS, Manoel Pereira dos. Direito de autor e liberdade de expressão. In: SANTOS, Manoel Pereira dos (Coordenador). Direito de Autor e direitos fundamentais. São Paulo: Ed. Saraiva, 2011. Páginas 129 a 158.

SOUZA, Allan Rocha de. Direitos Culturais no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Beco do Azougue, 2012.

Publicado

2017-11-16

Cómo citar

Saldanha, A. H. (2017). ABERTURA DE DIREITOS AUTORAIS NA INTERNET PARA SATISFAÇÃO DE DIREITOS DE LIVRE EXPRESSÃO E PARTICIPAÇÃO CULTURAL. Vertentes Do Direito, 4(2), 1–23. https://doi.org/10.20873/uft.2359-0106.2017.v4n2.p1-23

Número

Sección

Artigo Científico