A APLICAÇÃO DA TEORIA SÓCIO-HISTÓRICA DE VYGOTSKY E A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL (ZPD): uma análise sobre a abordagem pedagógica ao ensino superior em direito

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-0106.2024.v11n2.p1-17

Palabras clave:

Ensino Superior Jurídico, Zona de Desenvolvimento Proximal, Vygotsky

Resumen

Este artigo explora as diversas abordagens pedagógicas no ensino jurídico, destacando a aplicação da Teoria Sócio-Histórica de Vygotsky, especialmente a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Contrastando com métodos tradicionais, a ZDP transforma a dinâmica professor-aluno, promovendo a aprendizagem colaborativa. O texto examina a origem das ideias de Vygotsky e sua influência na educação jurídica, enfocando como a ZDP pode potencializar o desenvolvimento intelectual dos estudantes, preparando-os não apenas para compreender, mas para analisar criticamente o direito.

Biografía del autor/a

Alex Cavalcante Barros, UFAL

Mestrando em Direito Público pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL/FDA. Especialista em Direito Civil e Processo Civil – IED. Pós-Graduado em Direito Médico e Proteção Jurídica Aplicada à Saúde – FAS. Graduado em Psicologia – Centro Universitário CESMAC. Graduado em Direito – Centro Universitário Mário Pontes Jucá – UMJ. Advogado.

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Publicado

2024-12-04

Cómo citar

Barros, A. C. (2024). A APLICAÇÃO DA TEORIA SÓCIO-HISTÓRICA DE VYGOTSKY E A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL (ZPD): uma análise sobre a abordagem pedagógica ao ensino superior em direito. Vertentes Do Direito, 11(2), 1–17. https://doi.org/10.20873/uft.2359-0106.2024.v11n2.p1-17

Número

Sección

Artigo Científico