MAPEAMENTO DOS RISCOS PSICOSSOCIAIS RELACIONADOS AO TRABALHO DE SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO DO TOCANTINS

O CASO DOS POLICIAIS MILITARES DE ARRAIAS

Autores

  • Thatiellen Menezes Ferreira Universidade Federal do Tocantins
  • Liliam Deisy Ghizoni Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2018v5nEspecialp3

Resumo

Apresentam-se os resultados de uma pesquisa que mapeou os riscos psicossociais no trabalho dos policiais militares vinculados à 1º Companhia Independente de Arraias-Tocantins. Utilizou-se o Protocolo de Avaliação dos Riscos Psicossociais do Trabalho (PROART). Participaram 62,7% da população. Utilizou-se estatística descritiva e análise de conteúdo. Os resultados demonstram que o contingente da Divisão de Tarefas (75,7%) mostrou-se propenso a maiores riscos psicossociais que aquele da Divisão Social do Trabalho (62,1%). Há uma leve predominância do Estilo Gerencialista em relação ao Coletivo. Quanto aos riscos de sofrimento patogênico, verificou-se risco baixo para a Falta de Sentido no Trabalho e para a Falta de Reconhecimento, ao passo que o fator Esgotamento Mental obteve risco médio (52,7%). Identificou-se risco baixo para os danos psicossociais e médio para os danos físicos (48,6%). Conclui-se através deste mapeamento que os Policiais Militares desta Companhia estão expostos a Riscos Psicossociais Médios para a forma como a organização é estruturada, sobretudo para o pouco efetivo, pela pouca autonomia e liberdade de expressão, bem como pela interferência política nas decisões da Companhia. Isto representa um estado de alerta onde a organização do trabalho deve intervir em médio a curto prazo para evitar o possível adoecimento de seus trabalhadores.

Palavras-chave: Psicodinâmica do Trabalho; Riscos Psicossociais; Polícia Militar do Tocantins.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.

CARVALHO, P. L. Mapeamento dos Risco Psicossociais relacionado ao trabalho em policiais do 6° batalhão de polícia militar do Estado do Tocantins. Dissertação (Programa de pós-graduação em gestão de políticas públicas). UFT, Palmas,2016.

CATTANI, A. D. Trabalho e autonomia. (2 ed.). Petrópolis: Vozes. 195p, 2000.

DEJOURS, C. A banalização da injustiça social. (3. ed.) Rio de Janeiro: Editora FGV. 2000.

FACAS, E. P.; DUARTE, F.; MENDES, A. M. B. ARAUJOS, L. K. R. Sofrimento Ético e (in)dignidade no trabalho bancário: análise clínica e dos riscos psicossociais. In: J. K. Monteiro; F. O. Vieira; A. M. Mendes, (Orgs.). Trabalho & prazer: teoria, pesquisa e práticas. Curitiba: Juruá, p. 233-255,2015.

FACAS, E. P. Protocolo de avaliação dos riscos psicossociais no trabalho - contribuições da psicodinâmica do trabalho. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília. 2013.

GHIZONI, L.D. Clínica Psicodinâmica da Cooperação na Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Região Centro Norte de Palmas – TO (ASCAMPA). Tese de doutorado. Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil, 308 p.2013.

MENDES, A. M. Da psicodinâmica à psicopatologia do trabalho. Em A. M. Mendes. (Org.), Psicodinâmica do Trabalho: teoria, método e pesquisas (pp. 29-48). São Paulo: Casa do Psicólogo. 368p. 2007.

MINAYO, M.C.S. Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 18 ed. 2001.

NEFFA,J.C. O trabalho humano e a sua centralidade. Revista Ciências do Trabalho, nº.4. Junho,2015.

STEVENSON, W. J. Estatística aplicada à administração. Tradução Alfredo Alves de Farias. São Paulo, Harbra, 1981. p. 495.

ZANATTA, D. Organização, condições do trabalho e percepção de riscos à saúde por parte dos trabalhadores: um estudo em uma indústria cerâmica. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Florianópolis, 2002.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Como Citar

Ferreira, T. M., & Ghizoni, L. D. (2018). MAPEAMENTO DOS RISCOS PSICOSSOCIAIS RELACIONADOS AO TRABALHO DE SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO DO TOCANTINS: O CASO DOS POLICIAIS MILITARES DE ARRAIAS. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 5(Especial), 3–19. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2018v5nEspecialp3

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)