A influência da oralidade na escrita: reflexões e desafios no ensino de língua materna
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n2p167Resumo
A presente pesquisa teve por objetivo analisar a influência da linguagem oral na escrita de alunos do segundo ano do Ensino Médio e suas implicações no desenvolvimento da Língua Materna. Para tanto, buscamos responder aos seguintes questionamentos: quais as influências/marcas da linguagem oral nos textos escritos de alunos do Ensino Médio? E quais implicações dessas influências/marcas no Ensino de Língua Materna? Dessa forma, para respondermos aos questionamentos propostos, nos embasamos em pesquisadores que têm como foco a temática discutida nesta pesquisa, sendo eles: Marcuschi (2008; 2010); Fávero et al. (2000); Kato (2002); Bortoni-Ricardo (2004; 2005). Com as análises, constatamos que os alunos, mesmo estando no Ensino Médio, ainda utilizam a língua oral em seus textos escritos, o que implica em pouco conhecimento das convenções gramaticais ou pouco domínio da norma culta. Além disso, acreditamos que essa influência pode ser consequência da falta de leituras significativas e orientadas, o que acarreta em um repertório limitado.
Palavras-chave: Oralidade. Escrita. Língua Materna.
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