The interference of orality in written language: reflections and challenges within Portuguese language teaching
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n2p167Abstract
The present research had the objective of analyzing the influence of oral language in the writing of second year high school students and their implications for the development of Mother Language. Therefore, we seek to answer the following questions: what are the influences/marks of oral language in written texts of high school students? And what are the implications of these influences/brands on Mother Language Teaching? In this way, to answer the questions proposed, we will base ourselves on researchers that focus on the topic discussed in this research, being: Marcuschi (2008; 2010); Fávero, et al. (2000); Kato (2002); Bortoni-Ricardo (2004; 2005). With the analysis, we found that even students in high school still use oral language in their written texts, which implies little knowledge of grammatical conventions or little mastery of the cultured norm. In addition, we believe that this influence may be a consequence of the lack of meaningful and oriented readings, which leads to a limited repertoire.
Keywords: Orality. Writing. Mother tongue
References
BATISTA-SANTOS, D. O. Um modelo didático do gênero cordel: uma contribuição para o ensino e aprendizagem de gênero. São Paulo, SP. Dissertação de Mestrado em Linguistica Aplicada e Estudos da Linguagem. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC; 2014.
BESSA, R. J, DAYANE, O.M. LIDIANE, D. B. Um estudo sobre a influência da oralidade na aquisição da escrita de alunos do Ensino Fundamental de nove anos. Ideação. V. 14 - nº 2 - p. 199-214. 2º sem. 2012. Foz do Iguaçu.
BORTONI-RICARDO, S. M. Do campo para a cidade: estudo sociolinguístico de migração e redes sociais. São Paulo: Parábola, 2004.
________________. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola, 2005.
_______________. 2004. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola.
BORTONI-RICARDO, S. M. 2006. O estatuto do erro na língua oral e na língua escrita. In: GORSKI, Edair M.; COELHO, Izete L. (Org.). Sociolinguística e ensino: contribuições para a formação do professor de língua. Florianópolis: Ed. da UFSC.
BOTELHO, José Mario. A natureza das modalidades oral e escrita. In: Filologia, linguística e ensino. Tomo 2, V. IX, n. 03. CiFEFIL: Rio de Janeiro, 2005, p. 30-42.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CAGLIARI, L. C. Alfabetização & linguística. 6. ed. São Paulo: Scipione, 1993.
CASTILHO, A. T. A língua falada no ensino de português. São Paulo: Contexto, 1998.
FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 2000.
FRANÇA, J. M. Por uma prática da oralidade nas aulas de língua materna: escrita, letramento e gênero textual. Linguasagem. V.1 5ª edição. 2009. Disponível em: http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao05/ Acesso em: 20/11/2016.
KATO, M. A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. 7. ed. São Paulo: Ática, 2002.
KOCH, I. V. O texto e a construção dos sentidos. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2005.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
_________________. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
_________________. Concepção de língua falada nos manuais de português de 1º. e 2º. Graus: uma visão crítica. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 30, p. 39-79, 1997.
NOBRE, L. L. FÁVERO. T. O. Influência da linguagem oral na escrita. Porto Alegre, RS. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; 2011.
SOUZA, D. S. G. A Influência da Internet no Domínio da Escrita: Análises e Inferências. Dissertação de Mestrado. Florianópolis, SC. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.