Capacidades necessárias à prática docente em Ciências Contábeis:
socializando resultados
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n2p194Resumo
O presente trabalho propõe analisar, sob a ótica das teorias da educação, a respeito dos saberes e competências necessárias ao docente de Ciências Contábeis. As recentes pesquisas sobre essa temática tem demonstrado um perfil docente carente de capacidades profissionais específicas exigidas ao professor-contador. O estudo se desenvolve sob uma abordagem qualitativa do problema, pautado na pesquisa bibliográfica e em objetivos descritivo-exploratórios. Pretendeu-se enumerar, por meio da socialização de resultados de pesquisas anteriores, quais as capacidades são necessárias aos professores que ensinam tal ciência para que os discentes alcancem as competências que exigem o novo mercado. Nota-se que a busca por uma formação contínua refletida na construção permanente dos saberes docentes específicos e na transformação formativa e metodológica, com vistas à qualificação pedagógica, didática e contábil, precisa ser uma constante na carreira do professor-contador, sobretudo formação de natureza stricto sensu, para que atenda com eficácia ao processo de ensino e aprendizagem.
Referências
ALMEIDA, M. I; PIMENTA, S. G. Docência universitária: passos de um percurso formativo. In: ALMEIDA, M. I; PIMENTA, S. G. (Orgs.). Pedagogia Universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011, p. 7-16.
ANDERE, M. A; ARAÚJO, A. M. P. Aspectos da formação do professor de Ensino Superior de Ciências Contábeis: Uma análise dos Programas de Pós-Graduação. Revista Contabilidade e Finanças, USP, São Paulo v. 19, n. 48, p. 91-102, set./dez. 2008.
BORGES, C. Saberes Docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa. Educação & Sociedade, ano XXII, n. 74, 2011.
CARDOSO, A. A . et. al. Os saberes profissionais dos professores na perspectiva de Tardif e Gauthier: contribuições para o campo de pesquisa sobre os saberes docentes no Brasil. In: ANPED SUL – SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9, 2012, Rio Grande do Sul. Anais. Rio Grande do Sul: ANPEd, 2012.
CANDAU, V. M. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: CANDAU, V. M. (Org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997, p. 51-68.
______. A didática em questão. 33 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.
COMUNELO, A. L et. al. Programas de pós-graduação stricto sensu em contabilidade: sua contribuição na formação de professores e pesquisadores. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 3, p. 07-26, 2012.
CORNACHIONE, JR. E. B. Tecnologia da educação e cursos de ciências contábeis: modelos colaborativos virtuais. 2004. Tese (Livre – docência). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
DEMO, P. Saber pensar. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
GAUTHIER, C. et. al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 1998.
INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopses Estatísticas da Educação Superior – Graduação. Disponível em <http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior>. Acesso em: 29 maio 2017.
LACERDA, C. R. Saberes necessários à prática docente no Ensino Superior: Olhares dos professores dos cursos de bacharelado. Revista Docência no Ensino Superior, v. 5, n. 2, p. 79-100, 2015.
LAFFIN, M. De contador a professor: a trajetória da docência no ensino superior de Contabilidade. Florianópolis: Imprensa Universitária, 2005.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
MALUSÁ, S. et. al. Ensino superior: concepções de pedagogia universitária no curso de Ciências Contábeis. Revista Educação e Cultural Contemporânea, Universidade Estácio de Sá, v. 12, n. 27, p. 289-319, 2015.
MIRANDA, G. J. Relações entre as qualificações do professor e o desempenho discente nos cursos de graduação em contabilidade no Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Economia). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
MIRANDA, G. J. et. al. Os saberes dos professores-referência no ensino de contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, v. 23, n. 59, p. 142-153, 2012.
NOSSA, V. Formação do corpo docente dos cursos de graduação em contabilidade no Brasil: uma análise crítica. Caderno de estudos da FIPECAFI, São Paulo, n. 21, maio/ago. 1999.
PERAZO, A. N. C. et. al. Perfil do docente de Ciências Contábeis: Perspectiva de sua qualificação acadêmica, pedagógica e profissional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 21, 2014 Natal. Anais. Natal: ABC, 2014.
PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
PESCUMA, D.; CASTILHO, A. P. F de. Projeto de pesquisa: o que é? Como fazer? Um guia para sua elaboração. São Paulo: Olho d’Água, 2005.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidades e saberes da docência. In: Pimenta, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividades de docência. São Paulo: Cortez, 2012.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação, v. 1).
PUENTES, R. V. et. al. Profissionalização dos professores: conhecimentos, saberes e competências necessários à docência. Educar em Revista, n. 34, p. 169-184, 2009.
ROLIM, C. L. A. et. al. Docência no Ensino Superior: Formação continuada, saberes e práticas. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, 1, 2014, Sorocaba. Anais. Sorocaba: UNISO, 2014.
SCHÖN, D. A. Educating the reflective practitioner: toward a new designer for teaching and learning in the professions. San Francisco: Jossey - Bass Publ, 1987.
SHULMAN, L. S. Those who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
______. Knowledge and Teaching: Foundations of the New Reform. Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.
SILVA, A. C. R. da. Metodologia da pesquisa aplicada à contabilidade: orientações de estudos, projetos, artigos, relatórios, monografias, dissertações, teses. São Paulo: Atlas, 2008.
SILVA, G. L. F et. al. Análise dos saberes docentes relativos ao trabalho docente com auxílio do software Atlas-TI. In: TOZETTO, S. S. Professor em formação: saberes, práticas e desafios. Curitiba: Inter Saberes, 2015. Cap. 5, p. 138-167.
TARDIF, M. et. al. Os Professores Face ao Saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, n. 4, Porto Alegre, 1991, p. 215-253.
______. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.