Necessary skills to teaching practice in accounting:
Socializing results
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n2p194Abstract
The present study proposes to examine, from the perspective of theories of education, respect for knowledge and skills needed to Professor of Accounting. The recent research on this subject has shown a profile specific professional capabilities lacking teacher required teacher-counter. The study develops under a qualitative approach to the problem, based on literature search and descriptive-exploratory goals. It was intended to enumerate through the socialization of results from previous searches, what capabilities are needed by teachers who teach about science so that students achieve the skills that require the new market. Note that the search for a continuous training reflected in permanent construction of knowledge teachers and training and methodological transformation, with a view to pedagogical, didactical and accounting qualification, needs to be a constant in the career of professor-counter, especially formation of nature stricto sensu, to answer efficiently to the teaching and learning process.
References
ALMEIDA, M. I; PIMENTA, S. G. Docência universitária: passos de um percurso formativo. In: ALMEIDA, M. I; PIMENTA, S. G. (Orgs.). Pedagogia Universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011, p. 7-16.
ANDERE, M. A; ARAÚJO, A. M. P. Aspectos da formação do professor de Ensino Superior de Ciências Contábeis: Uma análise dos Programas de Pós-Graduação. Revista Contabilidade e Finanças, USP, São Paulo v. 19, n. 48, p. 91-102, set./dez. 2008.
BORGES, C. Saberes Docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa. Educação & Sociedade, ano XXII, n. 74, 2011.
CARDOSO, A. A . et. al. Os saberes profissionais dos professores na perspectiva de Tardif e Gauthier: contribuições para o campo de pesquisa sobre os saberes docentes no Brasil. In: ANPED SUL – SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9, 2012, Rio Grande do Sul. Anais. Rio Grande do Sul: ANPEd, 2012.
CANDAU, V. M. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: CANDAU, V. M. (Org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997, p. 51-68.
______. A didática em questão. 33 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.
COMUNELO, A. L et. al. Programas de pós-graduação stricto sensu em contabilidade: sua contribuição na formação de professores e pesquisadores. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 3, p. 07-26, 2012.
CORNACHIONE, JR. E. B. Tecnologia da educação e cursos de ciências contábeis: modelos colaborativos virtuais. 2004. Tese (Livre – docência). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
DEMO, P. Saber pensar. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
GAUTHIER, C. et. al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 1998.
INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopses Estatísticas da Educação Superior – Graduação. Disponível em <http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior>. Acesso em: 29 maio 2017.
LACERDA, C. R. Saberes necessários à prática docente no Ensino Superior: Olhares dos professores dos cursos de bacharelado. Revista Docência no Ensino Superior, v. 5, n. 2, p. 79-100, 2015.
LAFFIN, M. De contador a professor: a trajetória da docência no ensino superior de Contabilidade. Florianópolis: Imprensa Universitária, 2005.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
MALUSÁ, S. et. al. Ensino superior: concepções de pedagogia universitária no curso de Ciências Contábeis. Revista Educação e Cultural Contemporânea, Universidade Estácio de Sá, v. 12, n. 27, p. 289-319, 2015.
MIRANDA, G. J. Relações entre as qualificações do professor e o desempenho discente nos cursos de graduação em contabilidade no Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Economia). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
MIRANDA, G. J. et. al. Os saberes dos professores-referência no ensino de contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, v. 23, n. 59, p. 142-153, 2012.
NOSSA, V. Formação do corpo docente dos cursos de graduação em contabilidade no Brasil: uma análise crítica. Caderno de estudos da FIPECAFI, São Paulo, n. 21, maio/ago. 1999.
PERAZO, A. N. C. et. al. Perfil do docente de Ciências Contábeis: Perspectiva de sua qualificação acadêmica, pedagógica e profissional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 21, 2014 Natal. Anais. Natal: ABC, 2014.
PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
PESCUMA, D.; CASTILHO, A. P. F de. Projeto de pesquisa: o que é? Como fazer? Um guia para sua elaboração. São Paulo: Olho d’Água, 2005.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidades e saberes da docência. In: Pimenta, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividades de docência. São Paulo: Cortez, 2012.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação, v. 1).
PUENTES, R. V. et. al. Profissionalização dos professores: conhecimentos, saberes e competências necessários à docência. Educar em Revista, n. 34, p. 169-184, 2009.
ROLIM, C. L. A. et. al. Docência no Ensino Superior: Formação continuada, saberes e práticas. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, 1, 2014, Sorocaba. Anais. Sorocaba: UNISO, 2014.
SCHÖN, D. A. Educating the reflective practitioner: toward a new designer for teaching and learning in the professions. San Francisco: Jossey - Bass Publ, 1987.
SHULMAN, L. S. Those who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
______. Knowledge and Teaching: Foundations of the New Reform. Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.
SILVA, A. C. R. da. Metodologia da pesquisa aplicada à contabilidade: orientações de estudos, projetos, artigos, relatórios, monografias, dissertações, teses. São Paulo: Atlas, 2008.
SILVA, G. L. F et. al. Análise dos saberes docentes relativos ao trabalho docente com auxílio do software Atlas-TI. In: TOZETTO, S. S. Professor em formação: saberes, práticas e desafios. Curitiba: Inter Saberes, 2015. Cap. 5, p. 138-167.
TARDIF, M. et. al. Os Professores Face ao Saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, n. 4, Porto Alegre, 1991, p. 215-253.
______. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.