TERRA, TRABALHO E AQUILOMBAMENTO: TRATAMENTO NORMATIVO E ENTRAVES À TITULAÇÃO DE TERRAS COM ENFOQUE NAS COMUNIDADES DO ESTADO DO TOCANTINS.
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibic_2024_21112Resumo
O Estado do Tocantins possui 36 comunidades reconhecidas como comunidades remanescentes de quilombos segundo relatório disponibilizado pelo Instituto Nacional de Reforma Agrária -INCRA (2024), no entanto há apenas um território na fase de entrega do título de propriedade coletiva, o que revela e reafirma o cenário de ofensa ao disposto no art. 68 do ADCT da CRFB/88. O trabalho tem como objetivo pesquisar e analisar a situação jurídica em relação aos procedimentos de titulação de terras e a mobilização governamental, bem como a falta dela, para que as terras quilombolas sejam devidamente regularizadas e entregues às comunidades localizadas no estado do Tocantins. Ademais, visa-se levantar dados a respeito das comunidades quilombolas localizados no estado e documentá-los, dado que muito do que se refere às comunidades se perdeu ou não foi sequer instituído enquanto documentação formal. Foram feitas buscas em órgãos judiciais e administrativos para a construção deste trabalho, solicitações de acesso a documentos com base na Lei de Acesso à Informação ao INCRA objetivando entender a situação dos territórios quilombolas no estado. O método está dividido em duas partes: pesquisa quantitativa, abarcando levantamento de dados bibliográficos e documentais; bem como, posteriormente, pesquisa qualitativa, com enfoque na análise de dados quantificados, com base nos procedimentos de pesquisa documental. Pode-se concluir que, de maneira geral, as comunidades tradicionais quilombolas no Estado do Tocantins são alvos de violações de direitos. Os entraves do procedimento de titulação colocam em risco a autodeterminação dos quilombolas e também a sua segurança.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jhennifer Real Ritter, Juliana Sales

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
