ALTERIDADE E O ATENDIMENTO A ESTUDANTES COM TRANSTORNO DE ESPECTO AUTISTA EM UNIDADES ESCOLARES MUNICIPAIS

Autores

  • Maria Eduarda Matos Diomedes UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ https://orcid.org/0009-0002-5951-7058
  • Carlos José Trindade da Rocha Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA)/UFPA/CCAST e SEDUC-Pa

DOI:

https://doi.org/10.20873/2025_jul_18948

Resumo

Este artigo se apresenta como um recorte de pesquisa de mestrado que analisa a percepção e a prática da alteridade no atendimento a estudantes com Transtorno de Espectro Autista (TEA) em unidades escolares municipais. Para isso, utilizamos uma abordagem qualitativa, com características descritivas e exploratória, utilizando questionário aplicado a 09 professores atuantes no Atendimento Educacional Especializado do estudante com TEA.  Os resultados a inclusão de 1.207 alunos com TEA nas escolas municipais de Castanhal entre os anos de 2021 a 2023. Com 53,69% das matrículas na área urbana, estendendo-se da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos.  Os professores atuantes no Atendimento Educacional Especializado destacam o comprometimento com a alteridade, vinculados aos aspectos interpessoal e de estratégias pedagógicas adaptativas. Elementos como criatividade, carinho e estímulos psicológicos, demonstram sensibilidade às necessidades individuais e educação de alunos com TEA. Conclui-se, que há progressos significativos na inclusão, mas destaca-se a necessidade contínua de aprimorar práticas pedagógicas para garantir uma educação efetiva, não apenas registrando a presença, mas promovendo o pleno desenvolvimento desses alunos em unidades escolares do município.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Matos Diomedes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Graduada em licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2021). Especialista em Atendimento Educacional Especializado e Educação Inclusiva pela FAVENI (2022) e Especialista em Pesquisa em Educação pela UFPA (2022).  Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Estudos Antrópicos da Amazônia da UFPA (2022-2024). 

Carlos José Trindade da Rocha, Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA)/UFPA/CCAST e SEDUC-Pa

Licenciatura plena em Ciências da Natureza com habilitação em quimica e licenciatura em Pedagogia; especialista em Metodologia do Ensino Superior e especialista em Educação Social para Juventude; mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática e mestrado em Ciência de la Educación. Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas e Pós-doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente é professor colaborador permanente do mestrado em estudos antrópicos na Amazônia (PPGEAA/UFPA), professor efetivo da SEDUC/PA. P

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Publicado

2025-07-17

Como Citar

Diomedes, M. E. M., & Rocha, C. J. T. da. (2025). ALTERIDADE E O ATENDIMENTO A ESTUDANTES COM TRANSTORNO DE ESPECTO AUTISTA EM UNIDADES ESCOLARES MUNICIPAIS . DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 12(4), 1–16. https://doi.org/10.20873/2025_jul_18948

Edição

Seção

Artigos