MEMÓRIAS E (RE)INVENÇÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS E PERCURSOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_5

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar memórias e percursos de formadoras de professores por meio de uma pesquisa narrativa que é estruturada em três momentos apresentados a partir da metáfora do fluxo das águas de um rio, com mirada a partir das margens, da nascente à foz. As origens desta história iniciam com a implantação de duas licenciaturas na UFPA, Bragança-PA e as reformulações curriculares implantadas ao longo do tempo. Na segunda margem, refletimos sobre os efeitos das diretrizes curriculares para formação de professores no campo do Estágio Supervisionado, a partir das particularidades locais e do encontro de nossas histórias para formação de um grupo de pesquisa. Na terceira margem, registramos a consolidação de nosso projeto formativo com a perspectiva da formação continuada. Refletir sobre nossas memórias nos faz perceber a dimensão do que construímos, evidenciando os compromissos epistemológicos assumidos e defendidos na direção de um projeto de formação diferenciada de novas gerações de professores. A reflexão sobre os caminhos percorridos nos ajuda a (re)conhecer-nos enquanto formadoras, a partir de experiências vividas em nosso contexto. Esse movimento nos possibilita identificar saberes, epistemologias e identidade(s) que escolhemos ao longo dessa trajetória.

Biografia do Autor

Rafaela Lebrego Araújo, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS-UFPA), Faculdade de Ciências Naturais. Campus Universitário de Bragança. Docente do Programa de Pós Graduação em Docência em Ciências e Matemática (PPGDOC/IEMCI).

Rosigleyse Corrêa de Sousa-Felix, Universidade Federal do Pará

Doutora em Biologia Ambiental pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS-UFPA), Faculdade de Ciências Biológicas, Campus Universitário de Bragança. Docente do Programa de Pós-graduação em Oceanografia (PPGOC).

Nelane do Socorro Marques-Silva, Universidade Federal do Pará

Doutora em Biologia Ambiental pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS-UFPA), Faculdade de Ciências Biológicas, Campus Universitário de Bragança.

Sandra Nazaré Dias Bastos, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS-UFPA), Faculdade de Ciências Biológicas. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA), Campus Universitário de Bragança

Downloads

Publicado

2024-06-28

Como Citar

Miranda Freitas, L., Lebrego Araújo, R., Corrêa de Sousa-Felix, R., do Socorro Marques-Silva, N., & Nazaré Dias Bastos, S. (2024). MEMÓRIAS E (RE)INVENÇÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS E PERCURSOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(4). https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_5