MEMÓRIAS E (RE)INVENÇÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS E PERCURSOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_5

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar memórias e percursos de formadoras de professores por meio de uma pesquisa narrativa que é estruturada em três momentos apresentados a partir da metáfora do fluxo das águas de um rio, com mirada a partir das margens, da nascente à foz. As origens desta história iniciam com a implantação de duas licenciaturas na UFPA, Bragança-PA e as reformulações curriculares implantadas ao longo do tempo. Na segunda margem, refletimos sobre os efeitos das diretrizes curriculares para formação de professores no campo do Estágio Supervisionado, a partir das particularidades locais e do encontro de nossas histórias para formação de um grupo de pesquisa. Na terceira margem, registramos a consolidação de nosso projeto formativo com a perspectiva da formação continuada. Refletir sobre nossas memórias nos faz perceber a dimensão do que construímos, evidenciando os compromissos epistemológicos assumidos e defendidos na direção de um projeto de formação diferenciada de novas gerações de professores. A reflexão sobre os caminhos percorridos nos ajuda a (re)conhecer-nos enquanto formadoras, a partir de experiências vividas em nosso contexto. Esse movimento nos possibilita identificar saberes, epistemologias e identidade(s) que escolhemos ao longo dessa trajetória.

Author Biographies

Rafaela Lebrego Araújo, Federal University of Pará

PhD in Science Education from the Federal University of Pará (UFPA). Professor at the Institute of Coastal Studies (IECOS-UFPA), Faculty of Natural Sciences. Bragança University Campus. Professor of the Postgraduate Program in Teaching in Science and Mathematics (PPGDOC/IEMCI).

Rosigleyse Corrêa de Sousa-Felix, Federal University of Pará

PhD in Environmental Biology from the Federal University of Pará (UFPA). Professor at the Institute of Coastal Studies (IECOS-UFPA), Faculty of Biological Sciences, Bragança University Campus. Professor of the Postgraduate Program in Oceanography (PPGOC).

Nelane do Socorro Marques-Silva, Federal University of Pará

PhD in Environmental Biology from the Federal University of Pará (UFPA). Professor at the Institute of Coastal Studies (IECOS-UFPA), Faculty of Biological Sciences, Bragança University Campus.

Sandra Nazaré Dias Bastos, Federal University of Pará

PhD in Science and Mathematics Education from the Federal University of Pará (UFPA). Professor at the Institute of Coastal Studies (IECOS-UFPA), Faculty of Biological Sciences. Professor of the Postgraduate Program in Languages and Knowledge in the Amazon (PPLSA), Bragança University Campus

Published

2024-06-28

How to Cite

Miranda Freitas, L., Lebrego Araújo, R., Corrêa de Sousa-Felix, R., do Socorro Marques-Silva, N., & Nazaré Dias Bastos, S. (2024). MEMÓRIAS E (RE)INVENÇÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS E PERCURSOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(4). https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_5