MEMÓRIAS E (RE)INVENÇÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS E PERCURSOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_5

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar memórias e percursos de formadoras de professores por meio de uma pesquisa narrativa que é estruturada em três momentos apresentados a partir da metáfora do fluxo das águas de um rio, com mirada a partir das margens, da nascente à foz. As origens desta história iniciam com a implantação de duas licenciaturas na UFPA, Bragança-PA e as reformulações curriculares implantadas ao longo do tempo. Na segunda margem, refletimos sobre os efeitos das diretrizes curriculares para formação de professores no campo do Estágio Supervisionado, a partir das particularidades locais e do encontro de nossas histórias para formação de um grupo de pesquisa. Na terceira margem, registramos a consolidação de nosso projeto formativo com a perspectiva da formação continuada. Refletir sobre nossas memórias nos faz perceber a dimensão do que construímos, evidenciando os compromissos epistemológicos assumidos e defendidos na direção de um projeto de formação diferenciada de novas gerações de professores. A reflexão sobre os caminhos percorridos nos ajuda a (re)conhecer-nos enquanto formadoras, a partir de experiências vividas em nosso contexto. Esse movimento nos possibilita identificar saberes, epistemologias e identidade(s) que escolhemos ao longo dessa trajetória.

Biografía del autor/a

Rafaela Lebrego Araújo, Universidad Federal de Pará

Doctor en Educación en Ciencias por la Universidad Federal de Pará (UFPA). Profesor del Instituto de Estudios Costeros (IECOS-UFPA), Facultad de Ciencias Naturales. Campus Universitario de Braganza. Profesor del Programa de Postgrado en Docencia en Ciencias y Matemáticas (PPGDOC/IEMCI).

Rosigleyse Corrêa de Sousa-Felix, Universidad Federal de Pará

Doctor en Biología Ambiental por la Universidad Federal de Pará (UFPA). Profesor del Instituto de Estudios Costeros (IECOS-UFPA), Facultad de Ciencias Biológicas, Campus Universitario de Bragança. Profesor del Programa de Postgrado en Oceanografía (PPGOC).

Nelane do Socorro Marques-Silva, Universidad Federal de Pará

Doctor en Biología Ambiental por la Universidad Federal de Pará (UFPA). Profesor del Instituto de Estudios Costeros (IECOS-UFPA), Facultad de Ciencias Biológicas, Campus Universitario de Bragança.

Sandra Nazaré Dias Bastos, Universidad Federal de Pará

Doctor en Educación en Ciencias y Matemáticas por la Universidad Federal de Pará (UFPA). Profesor del Instituto de Estudios Costeros (IECOS-UFPA), Facultad de Ciencias Biológicas. Profesor del Programa de Postgrado en Lenguas y Conocimientos de la Amazonía (PPLSA), Campus Universitario de Bragança

Publicado

2024-06-28

Cómo citar

Miranda Freitas, L., Lebrego Araújo, R., Corrêa de Sousa-Felix, R., do Socorro Marques-Silva, N., & Nazaré Dias Bastos, S. (2024). MEMÓRIAS E (RE)INVENÇÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS E PERCURSOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. DESAFIOS, 11(4). https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_5