MEMÓRIAS E (RE)INVENÇÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS E PERCURSOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_5Resumen
Este artigo tem como objetivo apresentar memórias e percursos de formadoras de professores por meio de uma pesquisa narrativa que é estruturada em três momentos apresentados a partir da metáfora do fluxo das águas de um rio, com mirada a partir das margens, da nascente à foz. As origens desta história iniciam com a implantação de duas licenciaturas na UFPA, Bragança-PA e as reformulações curriculares implantadas ao longo do tempo. Na segunda margem, refletimos sobre os efeitos das diretrizes curriculares para formação de professores no campo do Estágio Supervisionado, a partir das particularidades locais e do encontro de nossas histórias para formação de um grupo de pesquisa. Na terceira margem, registramos a consolidação de nosso projeto formativo com a perspectiva da formação continuada. Refletir sobre nossas memórias nos faz perceber a dimensão do que construímos, evidenciando os compromissos epistemológicos assumidos e defendidos na direção de um projeto de formação diferenciada de novas gerações de professores. A reflexão sobre os caminhos percorridos nos ajuda a (re)conhecer-nos enquanto formadoras, a partir de experiências vividas em nosso contexto. Esse movimento nos possibilita identificar saberes, epistemologias e identidade(s) que escolhemos ao longo dessa trajetória.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Lilliane Miranda Freitas, Rafaela Lebrego Araújo, Rosigleyse Corrêa de Sousa-Felix, Nelane do Socorro Marques-Silva, Sandra Nazaré Dias Bastos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.