AVALIAÇÃO REMOTA DA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS POR MEIO DE ACELERÔMETRO E ESCALAS PSICOLÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2025_jul_18580

Resumo

Através de aparelhos celulares torna-se possível desenvolver instrumentos para avaliar a saúde mental à distância a fim de promover meios preventivos para problemas psicológicos. O objetivo do presente trabalho foi investigar possíveis correlações entre a oscilação corporal, medida de forma remota através do acelerômetro do celular, e o estado de saúde mental de estudantes de graduação. Esta pesquisa refere-se a uma metodologia quantitativa e correlacional realizada em duas etapas: a primeira foi um formulário eletrônico contendo a Escala de Depressão Ansiedade e Estresse (DASS-21); o Questionário de Cinco Facetas de Mindfulness (FFMQ-BR) e a Escala de Autocompaixão. A segunda etapa foi a medição remota do acelerômetro pelo aplicativo Phyphox, através de uma videoconferência com cada voluntário. Participaram do estudo 32 alunos universitários. Dentre os resultados destacam-se uma correlação positiva significativa entre a oscilação corporal, medida com os sujeitos em pé e imóveis e a autocompaixão, suportando a hipótese que quanto mais autocompaixão menos tensionamento corporal (freezing) o indivíduo apresenta. Obteve-se também correlação positiva porém não significativa entre a oscilação corporal com mindfulness e negativa com ansiedade, estresse e depressão. Concluímos que o acelerômetro dos celulares pode ser usados, de forma remota, para avaliar a saúde mental e identificar fatores protetivos.

Biografia do Autor

Danilo Andrade de Meneses, Universidade Federal da Paraíba

Neurocientista e Artista plástico. É doutor em Neurociência Cognitiva e Comportamento (PPGNeC) pela Universidade Federal da Paraíba(2023).Mestre em História das ciências, das técnicas e epistemologia(HCTE) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2016). Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba(2010). Teve formação não-formal em várias práticas artísticas pela escola de artes CENATED(2007-2012), onde se tornou artista plástico Danilo Moveo(2013). Possui prêmios regionais, nacionais e internacionais nas áreas de Artes, Educação, Criatividade e Neurociências. Possui experiência em: Testagem de anestésicos derivados de plantas medicinais no sistema nervoso periférico; neurofisiologia da expressão artística e metodologias educacionais para o desenvolvimento da criatividade e bem-estar. Atualmente pesquisa padrões emocionais imersos na tomada de decisão, principalmente para mindfulness e criatividade, durante o manuseio de smartphones.

Luiz Carlos Serramo Lopez, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Biologia e Psicologia , com mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) onde coordena o Laboratório de Ecologia Comportamental e Psicobiologia. É pesquisador colaborador do programa "Mente Aberta" de pesquisa e extensão em mindfulness da Unifesp. É orientador credenciado no Programa de Pós Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento (PPGNeC) e da UFPB. Atua na área de psico-fisiologia do estresse, neurociências e intervenções baseadas em mindfulness e auto-compaixão.

Downloads

Publicado

2025-07-30

Como Citar

Viegas dos Santos Lima, T., Andrade de Meneses, D., & Carlos Serramo Lopez, L. (2025). AVALIAÇÃO REMOTA DA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS POR MEIO DE ACELERÔMETRO E ESCALAS PSICOLÓGICAS. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 12(5). https://doi.org/10.20873/2025_jul_18580

Edição

Seção

Artigos