AVALIAÇÃO REMOTA DA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS POR MEIO DE ACELERÔMETRO E ESCALAS PSICOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_18580Resumo
Através de aparelhos celulares torna-se possível desenvolver instrumentos para avaliar a saúde mental à distância a fim de promover meios preventivos para problemas psicológicos. O objetivo do presente trabalho foi investigar possíveis correlações entre a oscilação corporal, medida de forma remota através do acelerômetro do celular, e o estado de saúde mental de estudantes de graduação. Esta pesquisa refere-se a uma metodologia quantitativa e correlacional realizada em duas etapas: a primeira foi um formulário eletrônico contendo a Escala de Depressão Ansiedade e Estresse (DASS-21); o Questionário de Cinco Facetas de Mindfulness (FFMQ-BR) e a Escala de Autocompaixão. A segunda etapa foi a medição remota do acelerômetro pelo aplicativo Phyphox, através de uma videoconferência com cada voluntário. Participaram do estudo 32 alunos universitários. Dentre os resultados destacam-se uma correlação positiva significativa entre a oscilação corporal, medida com os sujeitos em pé e imóveis e a autocompaixão, suportando a hipótese que quanto mais autocompaixão menos tensionamento corporal (freezing) o indivíduo apresenta. Obteve-se também correlação positiva porém não significativa entre a oscilação corporal com mindfulness e negativa com ansiedade, estresse e depressão. Concluímos que o acelerômetro dos celulares pode ser usados, de forma remota, para avaliar a saúde mental e identificar fatores protetivos.
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Copyright (c) 2025 Thalita Viegas dos Santos Lima, Danilo Andrade de Meneses, Luiz Carlos Serramo Lopez

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