ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO: UM OLHAR SOBRE A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
DIALOGUE BETWEEN THEORY AND PRACTICE
DOI:
https://doi.org/10.20873/DEZ_23_07Resumo
O presente artigo é um trabalho de investigação o qual tem o objetivo de analisar os desdobramentos de ensino nas salas de recursos multifuncionais e a quem essa educação está direcionada, investigando também as perspectivas dos profissionais que atuam nelas. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, na qual foi desenvolvido um levantamento bibliográfico, com a finalidade de enriquecer o repertório teórico do artigo. Além disso, para análise, foram feitas entrevistas semiestruturadas. Assim, traz-se a pretensão de compreender e analisar o funcionamento da sala de recursos. Como resultado, a pesquisa apresentou que a Sala de Recursos Multifuncionais é de suma importância no processo de ensino e aprendizagem no âmbito escolar visando uma educação inclusiva. A sala de recursos possibilita a inclusão na escola assim como uma aprendizagem significativa para os alunos com deficiência. É preciso que os pais, professores e gestores sempre busquem os direitos das crianças para ter uma sala com estrutura física e matérias visando um melhor ensino e aprendizagem para os educandos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gildeane , Keilla, Danielle, Luiza, Rita
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.