ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO: UM OLHAR SOBRE A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

DIALOGUE BETWEEN THEORY AND PRACTICE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/DEZ_23_07

Resumo

O presente artigo é um trabalho de investigação o qual tem o objetivo de analisar os desdobramentos de ensino nas salas de recursos multifuncionais e a quem essa educação está direcionada, investigando também as perspectivas dos profissionais que atuam nelas. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, na qual foi desenvolvido um levantamento bibliográfico, com a finalidade de enriquecer o repertório teórico do artigo. Além disso, para análise, foram feitas entrevistas semiestruturadas. Assim, traz-se a pretensão de compreender e analisar o funcionamento da sala de recursos. Como resultado, a pesquisa apresentou que a Sala de Recursos Multifuncionais é de suma importância no processo de ensino e aprendizagem no âmbito escolar visando uma educação inclusiva. A sala de recursos possibilita a inclusão na escola assim como uma aprendizagem significativa para os alunos com deficiência. É preciso que os pais, professores e gestores sempre busquem os direitos das crianças para ter uma sala com estrutura física e matérias visando um melhor ensino e aprendizagem para os educandos.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Alves da Silva, G. H., de Jesus Andrade , K., Santos Menezes, D., de Jesus Carvalho, L. T., & de Cácia Santos Souza, R. (2023). ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO: UM OLHAR SOBRE A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS : DIALOGUE BETWEEN THEORY AND PRACTICE. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 10(3). https://doi.org/10.20873/DEZ_23_07