MUDANÇA E ADAPTAÇÃO ESTRATÉGICA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO IMOBILIÁRIO

A CASE STUDY IN A REAL ESTATE COMPANY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/DEZ_23_10

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar o processo de adaptação estratégica ocorrido em uma empresa do ramo imobiliário, entre os anos de 2012 a 2022. O determinismo argumenta que o ambiente externo desempenha um papel crucial ao influenciar a definição das estratégias organizacionais, enquanto o voluntarismo destaca a capacidade das organizações de influenciar o ambiente. Por meio do modelo de tipologia de adaptação estratégica de Hrebiniak e Joyce (1985), a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e descritiva, mediante um estudo de caso. A partir da análise longitudinal foram identificados três períodos estratégicos e seus respectivos eventos críticos. No período de 2012 a 2013 tem-se a concepção do negócio. No período de 2014 a 2018, aperfeiçoamento pessoal e crescimento do negócio.  Já no período de 2019 a 2022, alterações no plano de marketing em meio a uma crise pandêmica. Os resultados obtidos neste trabalho sugerem que a escolha estratégica foi um fator predominante na empresa objeto de estudo. A empresa demonstra capacidade de transformação dos fatores externos em oportunidades, atuando de forma diferenciada no mercado. Entende-se, neste sentido, que a sua longevidade se relaciona com sua a capacidade de adaptação.

Biografia do Autor

Gisele Mariano Schneider, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduação em Administração - UFSM.

Gabriela Cappellari, UFSM

Docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Campus de Palmeira das Missões/RS. Doutora em Desenvolvimento Regional, linha de pesquisa de gestão empresarial pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ, 2020). Mestre em Desenvolvimento (2017). Especialista em Gestão Empresarial (2015). Especialista em Marketing (2011). Graduada em Administração (2010). Interesse em investigações com foco na importância da estratégia, seus impactos nas organizações e na sociedade. Estudos que objetivam a compreensão das relações entre as organizações públicas e/ou privadas e a sociedade, e estudos sobre a relações entre as pessoas no contexto organizacional, ambiental e social. Também, métodos qualitativos de pesquisa.

Graziela Schmitz, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduanda em Administração - UFSM

Mygre Lopes da Silva, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2013), em Administração pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar) (2021), mestrado (2016) e doutorado (2018) em Administração, com ênfase em Economia e Finanças, pela UFSM. Professora com dedicação exclusiva da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) desde 2018. Atua na graduação em Administração e no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da mesma instituição. Trabalha com temas relacionados a Administração da Produção, Clusters e Comércio Internacional.

Paulo Vanderlei Cassanego Junior, Universidade Federal do Pampa

Possuo Graduação em Administração pela Universidade Franciscana (2003), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2014). Atualmente sou Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa. Sou coordenador do NERds (Núcleo de Estudos em Redes) desde 2015. Meus principiais interesses de pesquisa são: Cooperativismo, Estudo de Clusters e Arranjos Produtivos Locais, Aplicações de Network Analysis.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

Schneider, G. M., Cappellari, G., Schmitz, G., Lopes da Silva, M., & Vanderlei Cassanego Junior, P. (2023). MUDANÇA E ADAPTAÇÃO ESTRATÉGICA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO IMOBILIÁRIO: A CASE STUDY IN A REAL ESTATE COMPANY. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 10(3). https://doi.org/10.20873/DEZ_23_10