MUDANÇA E ADAPTAÇÃO ESTRATÉGICA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO IMOBILIÁRIO
A CASE STUDY IN A REAL ESTATE COMPANY
DOI:
https://doi.org/10.20873/DEZ_23_10Resumo
O estudo teve como objetivo analisar o processo de adaptação estratégica ocorrido em uma empresa do ramo imobiliário, entre os anos de 2012 a 2022. O determinismo argumenta que o ambiente externo desempenha um papel crucial ao influenciar a definição das estratégias organizacionais, enquanto o voluntarismo destaca a capacidade das organizações de influenciar o ambiente. Por meio do modelo de tipologia de adaptação estratégica de Hrebiniak e Joyce (1985), a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e descritiva, mediante um estudo de caso. A partir da análise longitudinal foram identificados três períodos estratégicos e seus respectivos eventos críticos. No período de 2012 a 2013 tem-se a concepção do negócio. No período de 2014 a 2018, aperfeiçoamento pessoal e crescimento do negócio. Já no período de 2019 a 2022, alterações no plano de marketing em meio a uma crise pandêmica. Os resultados obtidos neste trabalho sugerem que a escolha estratégica foi um fator predominante na empresa objeto de estudo. A empresa demonstra capacidade de transformação dos fatores externos em oportunidades, atuando de forma diferenciada no mercado. Entende-se, neste sentido, que a sua longevidade se relaciona com sua a capacidade de adaptação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gisele Mariano Schneider, Gabriela Cappellari, Graziela Schmitz, Mygre Lopes da Silva, Paulo Vanderlei Cassanego Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.