CAMBIO Y ADAPTACIÓN ESTRATÉGICA:

UN CASO DE ESTUDIO EN UNA EMPRESA INMOBILIARIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/DEZ_23_10

Resumen

El estudio tuvo como objetivo analizar el proceso de adaptación estratégica que tuvo lugar en una empresa inmobiliaria, entre los años 2012 a 2022. El determinismo sostiene que el entorno externo juega un papel crucial para influir en la definición de las estrategias organizacionales, mientras que el voluntarismo destaca la capacidad de las organizaciones para influir en el entorno. A través del modelo de tipología de adaptación estratégica de Hrebiniak y Joyce (1985), la investigación adoptó un enfoque cualitativo y descriptivo, a través de un estudio de caso. A partir del análisis longitudinal se identificaron tres periodos estratégicos y sus respectivos eventos críticos. En el periodo de 2012 a 2013 se tiene la concepción del negocio. De 2014 a 2018, superación personal y crecimiento empresarial. Ya en el período de 2019 a 2022, cambios en el plan de marketing en medio de una crisis pandémica. Los resultados obtenidos en este trabajo sugieren que la elección estratégica fue un factor predominante en la empresa objeto de estudio. La empresa demuestra la capacidad de transformar los factores externos en oportunidades, actuando de manera diferenciada en el mercado. Se entiende, en este sentido, que su longevidad está relacionada con su adaptabilidad.

Biografía del autor/a

Gisele Mariano Schneider, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduação em Administração - UFSM.

Gabriela Cappellari, UFSM

Docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Campus de Palmeira das Missões/RS. Doutora em Desenvolvimento Regional, linha de pesquisa de gestão empresarial pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ, 2020). Mestre em Desenvolvimento (2017). Especialista em Gestão Empresarial (2015). Especialista em Marketing (2011). Graduada em Administração (2010). Interesse em investigações com foco na importância da estratégia, seus impactos nas organizações e na sociedade. Estudos que objetivam a compreensão das relações entre as organizações públicas e/ou privadas e a sociedade, e estudos sobre a relações entre as pessoas no contexto organizacional, ambiental e social. Também, métodos qualitativos de pesquisa.

Graziela Schmitz, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduanda em Administração - UFSM

Mygre Lopes da Silva, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2013), em Administração pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar) (2021), mestrado (2016) e doutorado (2018) em Administração, com ênfase em Economia e Finanças, pela UFSM. Professora com dedicação exclusiva da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) desde 2018. Atua na graduação em Administração e no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da mesma instituição. Trabalha com temas relacionados a Administração da Produção, Clusters e Comércio Internacional.

Paulo Vanderlei Cassanego Junior, Universidade Federal do Pampa

Possuo Graduação em Administração pela Universidade Franciscana (2003), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2014). Atualmente sou Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa. Sou coordenador do NERds (Núcleo de Estudos em Redes) desde 2015. Meus principiais interesses de pesquisa são: Cooperativismo, Estudo de Clusters e Arranjos Produtivos Locais, Aplicações de Network Analysis.

Publicado

2023-12-28

Cómo citar

Schneider, G. M., Cappellari, G., Schmitz, G., Lopes da Silva, M., & Vanderlei Cassanego Junior, P. (2023). CAMBIO Y ADAPTACIÓN ESTRATÉGICA:: UN CASO DE ESTUDIO EN UNA EMPRESA INMOBILIARIA. DESAFIOS, 10(3). https://doi.org/10.20873/DEZ_23_10