PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE FARINHA DE CASCA E SEMENTE DE ABÓBORA
DOI:
https://doi.org/10.20873/DEZ_23_11Resumo
As cascas e sementes de abóbora apresentam potencial nutricional e funcional, podendo ser indicadas para a indústria de alimentos. Objetivou-se elaborar e avaliar as características bromatológicas e microbiológicas de farinhas de casca (FCA) e semente de abóbora (FSA) para posterior aplicação em panificação. As abóboras foram higienizadas, descascadas e suas sementes retiradas. As cascas e sementes foram secas em estufa, trituradas e peneiradas para a obtenção das farinhas. Os resultados demostraram maiores teores de umidade, cinzas, fibras alimentares e carboidratos na FCA, enquanto maiores teores de proteína, gorduras e valor energético foram obtidos na FSA. Quanto a coloração, ambas as farinhas, apresentaram-se claras, com baixa pureza de cor e tonalidade amarela. Os valores de umidade, Aw e pH foram adequados para garantir a estabilidade microbiológica das farinhas, tornando-as seguras para a alimentação humana. A FCA e FSA apresentaram teores de fenólicos, flavonoides e atividade oxidante com potencial funcional para prevenir e reduzir riscos de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis. Conclui-se que a inclusão de FCA e FSA em produtos de panificação é uma opção para enriquecer as preparações com nutrientes funcionais e compostos bioativos com benefícios à saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Kellen Cristina Masaro Carvalho, Tatiany Correa Aguiar , Andressa Santanna Natel, Aline Manke Nachtigall
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.