OS MERCADOS PÚBLICOS COMO ESPAÇOS DE DISPUTAS NA CIDADE: O CASO DE SÃO BRÁS EM BELÉM (PA)
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv9DAU-14840Resumo
As intervenções em mercados públicos são pautas frequentes nas gestões municipais em inúmeras cidades na atualidade. Este artigo toma como estudo de caso o mercado de São Brás, em Belém, e a partir dos documentos disponibilizados pela prefeitura, matérias divulgadas na mídia e de revisão bibliográfica sobre o tema, problematiza aspectos da proposta de requalificação, restauração e refuncionalização recente para esse equipamento público. Enfoca de maneira breve sua história, identificando os momentos em que houve outras intervenções que alteraram sua arquitetura e promoveram mudanças de usos, até sua degradação atual, esta, derivada do descaso e de uma decisão deliberada de abandono pela esfera pública, disfarçada no discurso de deterioração natural do imóvel. Destaca também os pressupostos que fundamentam a proposta, contrapondo-se à ideia de uma fórmula exclusiva para sua recuperação, apontando as possibilidades de intervir nesses espaços atendendo as novas necessidades de consumo, mas mantendo suas funções a serviço das populações dos locais onde se instalaram.
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