LOS MERCADOS PÚBLICOS COMO ESPACIOS DE DISPUTA EN LA CIUDAD. SAO BRÁS EN BELÉM (PA)
SÃO BRÁS EN BELÉM
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv9DAU-14840Resumen
Las intervenciones en los mercados públicos son agendas frecuentes en las administraciones municipales en numerosas ciudades hoy en día. Este artículo toma como caso de estudio el mercado de São Brás, en Belém, e partir de los documentos puestos a disposición por la dirección municipal, artículos publicados en los medios de comunicación y de revisión de la literatura sobre el tema, problematiza aspectos de la propuesta de recalificación, restauración y reciente refuncionalización para este equipamiento público. Se centra brevemente en su historia, identificando el momento en que hubo otras intervenciones que alteraron su arquitectura y promovieron cambios en los usos, hasta su degradación actual, esto, derivado del poco caso y de una decisión deliberada de abandono por parte de la esfera pública, disfrazado en el discurso del deterioro natural del inmueble. También destaca los supuestos que subyacen a la propuesta, oponiéndose a la idea de una fórmula exclusiva para su recuperación, señalando las posibilidades de intervenir en estos espacios atendiendo las nuevas necesidades de consumo, pero manteniendo sus funciones al servicio de las poblaciones de los lugares donde se asentaron.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Celma Chaves de Souza Pont Vidal

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.