O USO DE COMPUTAÇÃO AFETIVA EM MOOCS
UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv1n123-13656%20Resumo
O atual crescimento das tecnologias reflete-se em diferentes âmbitos, com relação à educação é notável o crescimento das modalidades de ensino virtuais e o interesse em capacitações. Nesse contexto, os MOOCs (Massive Open Online Courses) trazem novos métodos de ensino e aprendizagem, porém, ainda com um alto índice de evasão. Estudos relatam que os estados afetivos têm papel importante na aprendizagem. Destaca-se aqui a computação afetiva, pois aplicada à educação, possibilita ao professor projetar o curso conforme a afetividade do aluno. Portanto, este trabalho busca investigar como o uso de computação afetiva pode auxiliar na criação de MOOCs, verificando sua influência no engajamento dos estudantes e no número de concluintes. A revisão foi realizada seguindo a metodologia do mapeamento sistemático e os resultados mostram que o uso de computação afetiva em MOOCs é uma área ainda pouco abordada no Brasil, e a realização de pesquisas que investiguem essa experiência possibilita entendimento sobre os cursos e estudantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vitória Vasconcellos da Luz, Sandra Dutra Piovesan, Valesca Irala
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.