El uso de la computación afectiva en la creación de MOOCs
un mapeo sistemático
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv1n123-13656%20Resumen
El crecimiento actual de las tecnologías se refleja en diferentes áreas, en lo que respecta a la educación, es destacable el crecimiento de las modalidades de enseñanza virtual y el interés por la formación. En este contexto, los MOOC (Massive Open Online Courses) traen nuevos métodos de enseñanza y aprendizaje, pero aún con una alta tasa de deserción. Los estudios informan que los estados afectivos juegan un papel importante en el aprendizaje. Se pone énfasis en la computación afectiva aplicada a la educación, que permite al docente diseñar el curso de acuerdo a la afectividad del alumno. Por lo tanto, este trabajo busca investigar cómo el uso de la computación afectiva puede ayudar a crear MOOCs, verificando su influencia en el engagement de los estudiantes y el número de egresados. La revisión se llevó a cabo siguiendo la metodología de mapeo sistemático y los resultados muestran que el uso de la computación afectiva en los MOOC es un área aún poco abordada en Brasil, y la conducción de investigaciones que investiguen esta experiencia permite comprender los cursos y estudiantes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Vitória Vasconcellos da Luz, Sandra Dutra Piovesan, Valesca Irala
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.