AÇÃO “TEMPO INTEGRAL”: AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_mar_13147%20Resumo
Este trabalho pretende analisar a atuação e as possibilidades de intervenção do psicólogo no Programa Saúde na Escola (PSE) a partir da experiência com um grupo de crianças e adolescentes matriculados em uma turma de educação integral. Tal ação foi efetivada por meio da parceria entre uma Unidade de Saúde da Família (USF) do município de Vitória-ES, uma escola Municipal de Ensino Fundamental localizada no mesmo território e a Universidade Federal do Espírito Santo. A partir dessa vivência, foi possível apreender as potencialidades da atuação do psicólogo e os desafios vivenciados por esse profissional no contexto do PSE. O estudo possui caráter qualitativo e foi construído com auxílio de diários de campo elaborados durante a experiência de grupo. Os resultados apontaram a importância do psicólogo dentro das ações do PSE enquanto profissional que compõe uma rede de cuidado e não limita-se, apenas, aos atendimentos individualizados ou aos programas exclusivamente preventivos.
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