TEAM-BASED LEARNING MODIFICADO: DESEMPENHO E PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE

Autores

  • Flavio Marques Lopes Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Farmácia
  • Lunara Silva Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Medicina
  • Joana D’Arc Ximenes Alcanfor Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Farmácia
  • Nathalie de Lourdes Souza Dewulf Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Farmácia
  • Marcos Rassi Fernandes Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Medicina
  • Marilza Vanessa Rosa Suanno Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação
  • Valdes Roberto Bollela Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv9-11824

Resumo

O objetivo do estudo foi descrever a aplicação de uma versão modificada do Team-Based Learning (TBL). Estudo de delineamento transversal, com abordagem quali-quantitativa A disciplina de Bioquímica Clínica prática foi estruturada utilizando o TBL modificado em quatro fases: preparação fora de sala de aula, desenvolvimento da ideia, aplicação de conceitos e conferência de aprendizagem. Os efeitos desta estratégia, chamada Casos Clínicos por meio da Aprendizagem em Equipe (CC-TBL), no desempenho dos estudantes foi avaliado pela aplicação de testes a respeito do caso clínico estudado. As pontuações obtidas nos testes individuais e em grupo foram comparadas (teste-t). Ao final da disciplina, a percepção dos estudantes foi avaliada por questionário autoaplicado, contendo perguntas fechadas (escala Likert de 5-pontos) e abertas. As pontuações obtidas pelos alunos nos testes em grupo foram maiores que as obtidas nos individuais (p<0,05). A satisfação média dos alunos a respeito da experiência com o método foi de 4,49/5,0 pontos. A aplicação do CC-TBL indicou percepções positivas dos estudantes a respeito da metodologia. Modificações realizadas no TBL clássico possibilitaram a inclusão do trabalho em equipe fora a sala de aula com casos clínicos, auxiliando os estudantes a melhorar o processo de aprendizagem e as habilidades de trabalho em equipes.

Downloads

Publicado

2022-05-17

Como Citar

Marques Lopes, F., Silva, L., Ximenes Alcanfor, J. D., de Lourdes Souza Dewulf, N., Rassi Fernandes, M., Rosa Suanno, M. V., & Roberto Bollela, V. (2022). TEAM-BASED LEARNING MODIFICADO: DESEMPENHO E PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 9(2), 34–44. https://doi.org/10.20873/uftv9-11824

Edição

Seção

Artigos