TEAM-BASED LEARNING MODIFICADO: DESEMPENHO E PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv9-11824Resumo
O objetivo do estudo foi descrever a aplicação de uma versão modificada do Team-Based Learning (TBL). Estudo de delineamento transversal, com abordagem quali-quantitativa A disciplina de Bioquímica Clínica prática foi estruturada utilizando o TBL modificado em quatro fases: preparação fora de sala de aula, desenvolvimento da ideia, aplicação de conceitos e conferência de aprendizagem. Os efeitos desta estratégia, chamada Casos Clínicos por meio da Aprendizagem em Equipe (CC-TBL), no desempenho dos estudantes foi avaliado pela aplicação de testes a respeito do caso clínico estudado. As pontuações obtidas nos testes individuais e em grupo foram comparadas (teste-t). Ao final da disciplina, a percepção dos estudantes foi avaliada por questionário autoaplicado, contendo perguntas fechadas (escala Likert de 5-pontos) e abertas. As pontuações obtidas pelos alunos nos testes em grupo foram maiores que as obtidas nos individuais (p<0,05). A satisfação média dos alunos a respeito da experiência com o método foi de 4,49/5,0 pontos. A aplicação do CC-TBL indicou percepções positivas dos estudantes a respeito da metodologia. Modificações realizadas no TBL clássico possibilitaram a inclusão do trabalho em equipe fora a sala de aula com casos clínicos, auxiliando os estudantes a melhorar o processo de aprendizagem e as habilidades de trabalho em equipes.
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