Variables hematológicas de Oreochromis niloticus como biomarcadores de efectos para la exposición subletal aguda a biopesticidas basado en Bacillus thuringiensis
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftsuple2020-8543Resumen
Na tentativa de controlar e combater efeitos danosos de insetos na lavoura e o impacto ambiental, os biopesticidas são alternativas biologicamente ativas que prometem causar menor dano ambiental. Os biopesticidas à base de Bacillus thuringiensis são os mais utilizados como inseticidas, entretanto, não é claro seus efeitos em organismos não-alvos. O trabalho propôs avaliar os possíveis efeitos causados por biopesticida à base de B. thuringiensis utilizando sensíveis biomarcadores hematológicos de tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus). Exemplares de tilápia foram divididos em dois grupos (n=10 por grupo) e colocados em aquários de 150 L. O aquário do grupo controle continha água, enquanto do grupo tratado foi adicionado 60 mg L-1 do biopesticida na água do aquário teste. Após exposição, 1 mL de sangue foi coletado, via punção caudal, para análises dos biomarcadores hematológicos: hemoglobina (Hb), hematócrito (Hct), eritrócitos (RBC), volume corpuscular médio (VCM), hemoglobina corpuscular média (HCM) e concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM), leucócitos e trombócitos totais e analise diferencial leucocitária. Após as 48 horas de exposição não houve diferença significativa nas variáveis analisadas entre o grupo controle e grupo tratado. Os resultados sugerem baixa toxicidade para a tilápia, no delineamento proposto, sem alterações que comprometessem os processos fisiológicos vitais da espécie.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.