ALTERAÇÕES NOS PARÂMETROS SANGUÍNEOS E MORFOFISIOLÓGICO HEPÁTICO EM TILÁPIA-DO-NILO, OREOCHROMIS NILOTICUS, APÓS EXPOSIÇÃO AGUDA COM BIOINSETICIDA A BASE DE BACILLUS THURINGIENSIS
DOI:
https://doi.org/10.20873/DEZ_23_03Resumo
Os biopesticidas visam substituir pesticidas sintéticos, sendo que, os formulados a base de Bacillus thuringiensis (Bt) os mais empregados nas lavouras. Todavia, é pouco conhecido o seu mecanismo de ação e efeitos sob a biota aquática. O objetivo foi avaliar os efeitos subletais do Bt em tilápia-do-Nilo após exposição aguda. Os peixes foram divididos em um grupo controle (GC), um exposto à 30 mg L-1 do biopesticida (G30) e um exposto a 40 mg L-1 do Bt (G40), por 48 horas. Após exposição, amostras de sangue e fígado foram coletadas para análise de toxicidade. O número de eritrócitos com núcleos lobulados e reniformes aumentou, mas sem observância de micronúcleos. Não houve alteração nos parâmetros eritrocitários, todavia, o número de leucócitos totais e trombócitos aumentou nos tratados. Alterações histopatológicas hepáticas foram evidenciadas por um aumento de inclusões intracelulares, alteração nucleares e diminuição de hepatócitos hipertrofiados entre os tratados. O Iorg demostrou comprometimento do tecido hepático no grupo G30 em relação ao controle e entre tratados. Os danos resultantes da exposição ao Bt podem ser severos, mesmos sendo categorizados como reversíveis. Concentrações baixas de Bt podem induzir efeitos deletérios para peixes, interferir no sistema imune e citológico do sangue e fígado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ducilene do Carmo da Silva, Ericsson Rubens Rodrigues Ferreira, Sandro Estevan Moron, Wagner dos Santos Mariano, Marcelo Gustavo Paulino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.