ACUMULAÇÃO DE MICROPARTÍCULAS DE POLIETILENO EM BRÂNQUIAS E ALTERAÇÕES HEMATOLÓGICAS DE TAMBATINGA (COLOSSOMA MACROPOMUM X PIARACTUS BRACKYPOMUS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2024_DEZ_17110

Resumo

Os microplásticos são micropartículas com tamanhos inferiores a 5 mm, considerados poluentes preocupantes ao ecossistema aquático, devido sua alta biodisponibilidade. O uso de microesferas de polietileno como ingrediente abrasivo, alerta para os efeitos nocivos que podem causar aos organismos aquáticos. O objetivo foi avaliar os efeitos de microesferas de polietileno em peixes tambatinga, quanto ao potencial de acumulação no órgão branquial e alterações morfofisiológicas após exposição aguda. Os peixes foram divididos (n =10) em um grupo controle e dois expostos (2 mg L-1 e 20 mg L-1 do microplástico), por 72 horas. Após a exposição, amostras de sangue e brânquias foram coletadas para análises hematológicas, morfológicas e de acúmulo. Foi observado acúmulo de microplásticos no órgão respiratório, na frequência de 30% (MP2) e 60% (MP20) que, potencialmente, poderia prejudicar sua funcionalidade normal. Não houve alteração nos parâmetros eritrocitários. Houve um aumento de neutrófilos e leucócitos granulares PAS-positivo nos grupos tratados, sugerindo uma possível infecção branquial decorrente da abrasão do microplástico. Não houve comprometimento da morfologia do tecido branquial. Logo, sugere-se que houve um aumento na produção de células mucosas, protegendo o tecido da abrasão com o MPs. As microesferas nas concentrações testadas poderiam apresentar toxicidade para peixes no ambiente natural.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

do Carmo da Silva, D., Rosa Martins, M. G., Rodrigues Ferreira, E. R., dos Santos Mariano, W., Estevan Moron, S., & Gustavo Paulino, M. (2024). ACUMULAÇÃO DE MICROPARTÍCULAS DE POLIETILENO EM BRÂNQUIAS E ALTERAÇÕES HEMATOLÓGICAS DE TAMBATINGA (COLOSSOMA MACROPOMUM X PIARACTUS BRACKYPOMUS). DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(6), 1–16. https://doi.org/10.20873/2024_DEZ_17110

Edição

Seção

Artigos