VIABILIDADE DE INSERÇÃO DA GELEIA DE GUAPEVA (Pouteria cf. Guardneriana Radlk.) NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE PALMAS- TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftsupl2020-8474Resumen
O Programa de Alimentação Escolar (PNAE) é responsável por suprir as necessidades nutricionais dos alunos durante a permanência no ambiente escolar, com o mínimo de 30% de seus recursos financeiros destinados à compra de alimentos provenientes da agricultura familiar. A inserção de frutos do Cerrado na alimentação escolar contribui na diversificação do desenvolvimento local sustentável e na valorização de tradições alimentares, além de possuírem alto valor nutricional. Nesse contexto, objetivou-se a formulação e processamento de geleia a partir do fruto guapeva (Pouteria cf. Guardneriana Radlk), nativo do Cerrado brasileiro, e verificar a viabilidade da inserção da geleia de guapeva na alimentação escolar por teste de aceitação sensorial com crianças de uma escola pública de Palmas- Tocantins. As formulações de geleia foram otimizadas por análise sensorial com provadores não treinados e a formulação otimizada foi submetida aos testes de aceitação sensorial com 59 crianças de uma escola da rede pública municipal do 3° ao 4° ano, de Palmas, Tocantins. Os resultados para o teste foram “Adorei” (61,22%), “Gostei” (26,53%); “Indiferente” (8,16%); “Detestei” (4,09%) e “Não gostei” não obteve votos. Indicando boa aceitabilidade, abrindo possibilidades para a diversificação para os cardápios de merenda escolar.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.