Calidad de vida y trabajo docente fuera de la educación superior: una relación antagónica
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftesp2020-8452Resumen
Introdução: os docentes do ensino superior no Brasil além de lecionar aulas, dividem suas atribuições entre projetos de extensão, orientações de discentes e pesquisas acadêmicas. A crescente oferta de matrículas no ensino superior e a criação de novas universidades tem ampliado também a criação de programas de pós-graduação. Este processo, naturalmente capacita o docente para multifacetar sua atuação, seja por meio de programas de mestrado ou doutorado. Objetivo: analisar a produção científica acerca da Qualidade de Vida (QV) de Docentes do Ensino Superior. Metodologia: pesquisa bibliográfica de natureza descritiva com abordagem cienciométrica para análise e tratamento dos dados. Resultados e discussão: foram encontradas 78 publicações e, ao aplicar os critérios de inclusão e exclusão, restaram o total de 22. A maioria dos artigos (45%) foram publicados no ano de 2015, 36% foram publicados na região Sul, dos autores principais 54% possuem titulação de doutor, 45% objetivaram avaliar a QV dos profissionais docentes e as classificações de maior prevalência foram A2 e A1. Considerações finais: pontuou-se a escassez de pesquisas no sobre a temática na base de dados da SsciELO e que é necessário tornar visível o processo de trabalho destes profissionais para possíveis intervenções no âmbito universitário.
.
Palavras-chave: qualidade de vida; docente; ensino superior.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.