Trabajo y educación en contextos políticos neoliberales:
placer y dolor en el cotidiano escolar
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n3p52Palabras clave:
Trabalho docente. Políticas neoliberais. AdoecimentoResumen
Ese texto busca promover reflexiones y análisis acerca de la relación entre educación y trabajo en el contexto neoliberal. Pretende mostrar el cotidiano de la escuela por medio de investigaciones bibliográficas acerca de los dos temas. Las obras teóricas consultadas demuestran que el control, la regulación, la proletarización y desvalorización de los profesores son los elementos más comunes en la vida de aquellos que siguen la carrera en educación y les causa enfermedades variadas. A pesar de eso, la investigación indica un movimiento de resistencia por parte de los profesores que no aceptan esas condiciones y sufren silenciosamente a causa de los padrones que intentan moldar el hombre. El artículo es, entonces, una revisión bibliográfica de carácter qualitativo acerca de la educación y del trabajo, insertandose en el campo de investigación de la educación y de las políticas educacionales.
Citas
AMARAL, Nelson Cardoso; ASSIS, Lucia Maria de. Avaliação da Educação por um sistema nacional. Revista Retratos da escola. Brasília, v. 7 n. 12 p. 27-48, jan.\jun. 2013. Disponível: http\\www.esforce.org.br
ASSUNÇÃO, Ada Ávila; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Intensificação do Trabalho e Saúde dos Professores. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 30, n. 107, p.349-372, maio\ago. 2009. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br
BARROS, Maria Elizabeth Barros de. Dor-desprazer-trabalho docente: como desfazer essa tríade. Psicol. USP, São Paulo, n. 18(4) p. 13-34 out\dez, 2007.
HUBERT, René, História da Pedagogia. Trad., Luiz Damasco Penna e J. B Damasco Penna. Atualidades Pedagógicas, vol. 66 Companhia Editora Nacional, 1976.
LIBÂNEO, José Carlos. Considerações críticas sobre o documento “Diretrizes do pacto pela educação: Reforma educacional Goiânia – setembro, 2011.
MÉZAROS, Stván. A educação para além do capital. 2ª Ed. São Paulo, Boitempo, 2008.
TUMOLO, Paulo S; FONTANA, Klamer B. Trabalho docente e capitalismo: um estudo crítico da produção acadêmica da década de 1990. Educação e Sociedade. Capinas, vol. 29, n. 102, p. 159-180, jan.\abr. 2008.
VIEIRA, Victor; TOLEDO, Luiz Fernando. SP dá a professores 372 licenças por dia; 27% transtorno mental. O Estado de São Paulo, São Paulo, 24 de março de 2016. Educação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.