Labor and education in neoliberal political contexts:
pleasure and pain in school daily life
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n3p52Keywords:
Teaching labor. Neoliberal politics. DiseasesAbstract
This essay's main goal is to promote reflections and analysis that may be established between education and labor, considering both of them in the neoliberal context. It aims to cover the school daily routine through bibliographical research that discusses these themes. The theoretical references studied indicate control, regulation, teacher proletarianization and teaching devaluation are the most common elements in teachers’ lives, which frequently cause them various diseases. Nevertheless, the bibliographical research shows a resistance movement by teachers who do not accept these conditions and suffer silently because of these patterns. It is, then, a bibliographical and qualitative revision about education and labor, inserting itself on the education and educational politics research field.
References
AMARAL, Nelson Cardoso; ASSIS, Lucia Maria de. Avaliação da Educação por um sistema nacional. Revista Retratos da escola. Brasília, v. 7 n. 12 p. 27-48, jan.\jun. 2013. Disponível: http\\www.esforce.org.br
ASSUNÇÃO, Ada Ávila; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Intensificação do Trabalho e Saúde dos Professores. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 30, n. 107, p.349-372, maio\ago. 2009. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br
BARROS, Maria Elizabeth Barros de. Dor-desprazer-trabalho docente: como desfazer essa tríade. Psicol. USP, São Paulo, n. 18(4) p. 13-34 out\dez, 2007.
HUBERT, René, História da Pedagogia. Trad., Luiz Damasco Penna e J. B Damasco Penna. Atualidades Pedagógicas, vol. 66 Companhia Editora Nacional, 1976.
LIBÂNEO, José Carlos. Considerações críticas sobre o documento “Diretrizes do pacto pela educação: Reforma educacional Goiânia – setembro, 2011.
MÉZAROS, Stván. A educação para além do capital. 2ª Ed. São Paulo, Boitempo, 2008.
TUMOLO, Paulo S; FONTANA, Klamer B. Trabalho docente e capitalismo: um estudo crítico da produção acadêmica da década de 1990. Educação e Sociedade. Capinas, vol. 29, n. 102, p. 159-180, jan.\abr. 2008.
VIEIRA, Victor; TOLEDO, Luiz Fernando. SP dá a professores 372 licenças por dia; 27% transtorno mental. O Estado de São Paulo, São Paulo, 24 de março de 2016. Educação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.