Espécies vegetais tóxicas de la família Apocynaceae: un análisis de la distribución y los casos de intoxicación registrado em Araguaína, TO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2016v3nespp3Resumen
Las plantas tóxicas tienen sustancias que, por sus propiedades naturales, físicas, químicas o físico-químicas, son capaces de causar cambios metabólicos, estos son conocidos como envenenamientos. Los niños son los más susceptibles a intoxicarse porque, por el hecho de estar siempre jugando en sus patios, terminan ingirieron las plantas que a menudo pueden ser tóxicas. El objetivo de este trabajo fue realizar un censo de las especies de plantas tóxicas de la familia Apocynaceae presente en 29 barrios de la ciudad de Araguaína, y listar los casos de intoxicación por plantas, accidentales o no, que se produjeron entre enero/2009 y diciembre/2014 en este municipio. Para el análisis de la arborización urbana, primero fueron listados y consultados mapas para la ubicación de los barrios, con sus calles y avenidas. A continuación se llevaron a cabo censos de las especies de plantas en 30 barrios. Los resultados mostraron la presencia de 24 individuos de Allamanda catartica L. y 28 de Thevetia peruviana (Pers.) K. Schum en el 66,67% de los barrios incluidos en la muestra y distribuidos de manera desigual. Ambas especies han sido observadas en conjunto en los sectores Loteamento Jorge Martins, Urbano de Santa Mónica y Tereza Hilário. No hubo casos de envenenamiento con las especies de Apocynaceae en el municipio de Araguaína en el período de enero/2009 a diciembre/2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.