SISTEMA GALHADOR-PLANTA HOSPEDEIRA: UM ESTUDO SOBRE A QUANTIFICAÇÃO DE ESTÔMATOS E DOS PIGMENTOS FOTOSSINTÉTICOS NAS FOLHAS DE Caryocar brasiliense CAMB. (CARYOCARACEAE)
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftsuple2020-8828Resumo
Objetivou-se avaliar a influência da infestação de galhador em Caryocar brasiliense Camb. (Caryocaraceae) na quantificação de estômatos e dos pigmentos fotossintéticos nas estações seca e chuvosa. Foram coletados cinco indivíduos localizados na UFT - campus Araguaína; no laboratório as folhas foram separadas em sadias e infestadas e empregada a técnica do esmalte para o estudo dos estômatos. Foi utilizado o método colorimétrico para a quantificação dos pigmentos fotossintéticos presentes nas folhas, sadias e infestadas, e galhas do morfotipo polipoides. A quantificação de estômatos evidenciou maior número na estação seca para as, os maiores valores foram atribuídos às folhas sadias (118,0 µm cm-2) e infestadas (126,5 µm cm-2) localizados na face abaxial. Os teores de clorofila b das plantas coletadas na estação seca não mostraram diferenças estatísticas entre folhas sadias (0,815 µm cm-2) e infestadas (0,774 µm cm2). Na estação chuvosa, apenas nas galhas apresentaram diferenças significativas. Os teores de clorofila total (4,227 mg L-1), a (4,773 mg L-1), b (4,773 mg L-1) e carotenoides (2,397 mg L-1) foram estatisticamente maiores nas folhas infestadas coletadas na estação chuvosa. Nas galhas não foram observadas diferenças significativas com exceção dos pigmentos carotenoides, os quais foram estatisticamente maiores na estação chuvosa (0,895 mg L-1).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.