SISTEMA GALHADOR-PLANTA HOSPEDEIRA: UM ESTUDO SOBRE A QUANTIFICAÇÃO DE ESTÔMATOS E DOS PIGMENTOS FOTOSSINTÉTICOS NAS FOLHAS DE Caryocar brasiliense CAMB. (CARYOCARACEAE)

Autores

  • Samila Bezerra Lima Universidade Federal do Tocantins, campus Araguaína.
  • Claudia Scareli-Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Maurina Dias da Silva Universidade Federal do Tocantins, campus Araguaína.

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftsuple2020-8828

Resumo

Objetivou-se avaliar a influência da infestação de galhador em Caryocar brasiliense Camb. (Caryocaraceae) na quantificação de estômatos e dos pigmentos fotossintéticos nas estações seca e chuvosa. Foram coletados cinco indivíduos localizados na UFT - campus Araguaína; no laboratório as folhas foram separadas em sadias e infestadas e empregada a técnica do esmalte para o estudo dos estômatos. Foi utilizado o método colorimétrico para a quantificação dos pigmentos fotossintéticos presentes nas folhas, sadias e infestadas, e galhas do morfotipo polipoides. A quantificação de estômatos evidenciou maior número na estação seca para as, os maiores valores foram atribuídos às folhas sadias (118,0 µm cm-2) e infestadas (126,5 µm cm-2) localizados na face abaxial. Os teores de clorofila b das plantas coletadas na estação seca não mostraram diferenças estatísticas entre folhas sadias (0,815 µm cm-2) e infestadas (0,774 µm cm2). Na estação chuvosa, apenas nas galhas apresentaram diferenças significativas. Os teores de clorofila total (4,227 mg L-1), a (4,773 mg L-1), b (4,773 mg L-1) e carotenoides (2,397 mg L-1) foram estatisticamente maiores nas folhas infestadas coletadas na estação chuvosa. Nas galhas não foram observadas diferenças significativas com exceção dos pigmentos carotenoides, os quais foram estatisticamente maiores na estação chuvosa (0,895 mg L-1).

Biografia do Autor

Claudia Scareli-Santos, Universidade Federal do Tocantins

Curso de Biologia àreas: Botânica e Ecologia

Downloads

Publicado

2020-11-06

Como Citar

Bezerra Lima, S. ., Scareli-Santos, C., & Dias da Silva, M. (2020). SISTEMA GALHADOR-PLANTA HOSPEDEIRA: UM ESTUDO SOBRE A QUANTIFICAÇÃO DE ESTÔMATOS E DOS PIGMENTOS FOTOSSINTÉTICOS NAS FOLHAS DE Caryocar brasiliense CAMB. (CARYOCARACEAE). DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 7(Especial), 163–170. https://doi.org/10.20873/uftsuple2020-8828

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)