Formación del Profesorado en Contemporánea: consideraciones reflectante en el contexto universitario
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2016v3n2p43Palabras clave:
Universidad, Formación de profesores, contemporaneidadResumen
RESUMEN
Este artículo es el resultado de los debates en curso de educación WG durante el II Foro de Pregrado de la Universidad Federal de Tocantins, con el tema "Los nuevos desafíos del plan de estudios: la formación de los profesores en la discusión." El texto tiene como objetivo dar a conocer algunas reflexiones sobre el papel de la universidad en la formación de los profesores se enfrentan a nuevos retos para la educación superior. El procedimiento adoptado con el propósito de alcanzar camina el enfoque cualitativo y bibliográfica. En medio de las encuestas y las preguntas presentadas, hemos tratado de provocar reflexiones para contribuir a las discusiones sobre el papel de la Universidad en el contexto de los cambios actuales. Por lo tanto, es evidente que el papel de la Universidad en la formación docente en la sociedad del conocimiento, debe ser de dirigirse a intensas transformaciones, que dirige a la vigilancia como misión, en esta época que requiere una formación cada vez en consonancia con las nuevas exigencias del contexto social.
Palabras clave: la Universidad. Formación de profesores. contemporaneidad
Citas
BRASIL. Resolução Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015. (Define as Diretrizes Curriculares para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada). Brasília, MEC/CNE, 2015.
CATÁLOGO DE CURSOS DA UFT. Palmas, 2015. Disponível em: http://ww1.uft.edu.br/index.php/ensino/graduacao/catalogo-de-cursos. Acesso em: 15/03/2016.
DELORS, Jacques. Educação um tesouro a descobrir. Brasília: Cortez, 2012.
NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da Transdisciplinaridade. Tradução de Lucia Pereira de Souza. São Paulo: TRIOM, 1999.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a
incerteza. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LIBÂNEO, José Carlos. Conteúdos, formação de competências cognitivas e ensino com pesquisa: unindo ensino e modos de investigação. Cadernos de Pedagogia Universitária. 2009. Disponível em: www.prpg.usp.br/prpg/attachments/article/640/caderno_11_PAE.pdf. Acesso: 05 out. de 2016.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2002.
NÓVOA. A. Formação de Professores e profissão docente. In A. Nóvoa (coord.) (1997). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 3 ed. 1997.
________. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote. Instituto de Inovação Educacional, 1992.
________. Formação de Professores e Qualidade do Ensino. Revista Aprendizagem: a revista da prática pedagógica. v.1, n.2, set/out, 2007.
PEREIRA, Fabíola Andrade; PINHO, Maria José de. Política de formação docente do curso de Pedagogia- PARFOR: construindo novas possibilidades. In: NETO; Armindo Quillici Neto; SILVA, Fernanda Duarte Araújo; SOUZA, Vilma Aparecida (orgs.). Formação de professores: perspectivas e contradições. Uberlândia: Composer, 2015.
PIMENTA, Selma Garrido. ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002.
SANTOS, Boaventura de Souza. A universidade do Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória. São Paulo: Cortez, 2004.
ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Editora Artmed, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.