DESTRUIÇÃO CRIATIVA DE PAISAGENS URBANAS
ANÁLISE MORFOLÓGICA DAS NOVAS COMBINAÇÕES DA PAISAGEM DO ENTORNO DO AÇUDE VELHO, CAMPINA GRANDE (PB)
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_ENEPEA_v12n2.06Resumen
Cuando consideramos las mediaciones de la acumulación capitalista como una práctica social, entendiéndolas como parte de las relaciones que configuran un determinado paisaje, admitimos que los ciclos del capitalismo promueven cambios que se inscriben en el paisaje a través de modelos de producción y apropiación del espacio, tipologías arquitectónicas, etc. Esto nos lleva a reflexionar sobre las repercusiones del actual régimen de acumulación en la producción del espacio, especialmente en términos de «destrucción creativa», noción relacionada por Schumpeter (1988) con la forma de actuar de los empresarios cuando permiten nuevas combinaciones en la producción de bienes con el fin de maximizar su consumo. Esta actitud ha sido muy común cuando se trata del mercado inmobiliario en áreas consolidadas, lo que nos llevó a plantear la hipótesis de que éste es el caso de la parte del centro de Campina Grande (PB) situada en torno al Açude Velho, ya que está en marcha una renovación urbana justificada por una obsolescencia simbólica que ha dado lugar a nuevas tipologías arquitectónicas y a la retención especulativa de bienes inmuebles y terrenos. Nuestro objetivo es analizar este paisaje urbano, tradicionalmente valorado por el mercado inmobiliario, utilizando una metodología histórica y geográfica. Contribuyendo así a la reflexión sobre los procesos socioeconómicos que justifican e impulsan la transformación de los paisajes históricos a través de la destrucción creativa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Lizia Agra Villarim, Mauro Normando Macedo Barros Filho

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
