A INFLUÊNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CURRICULARES E PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NA CONSTITUIÇÃO DA PRÁTICA AVALIATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL

Autores/as

  • Nayane Moia de Freitas Universidade Federal do Tocantins
  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Marciel Barcelos Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0003-1181-8724

DOI:

https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_6

Resumen

O estágio curricular supervisionado é uma importante ferramenta de formação docente que é responsável por articular no cotidiano diferentes saberes pedagógicos, dentre eles a avaliação. Esse estudo objetiva compreender de que maneiras os estágios curriculares e programas institucionais influenciam na constituição das práticas avaliativas. Trata-se de uma pesquisa narrativa com discente de 10 instituições federais de formação de professores de educação física na região norte. Os dados revelam que há uma preferência pela adoção de práticas avaliativas que melhor se articulam com os saberes provenientes da área da saúde. Também se destaca a relevância dos programas institucionais e dos estágios curriculares supervisionados na formação de uma concepção avaliativa no cotidiano escolar. Conclui-se que há carência no processo de aprendizagem das práticas avaliativas relacionadas com a específicidade da educação física no contexto pesquisado, especialmente considerando a natureza dos lugares que possui escolas do campo, ribeirinhas e quilombolas.

Biografía del autor/a

Nayane Moia de Freitas, Universidade Federal do Tocantins

Possui Licenciatura Plena Pela Universidade do Estado do Pará. É Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins. Membra do Grupo de Investigação Pedagógica em Educação Física (UFT). Faz parte do corpo pedagógico da Associação "Casa Familiar Rural de Cametá/PA (CFR)".

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Atualmente é Diretor de Pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santos, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes e do curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Ufes. Coordenador do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação do Sudeste (FORPREd/Sudeste). Foi avaliador do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD 2021 (Objeto 4) na área de Linguagens. Avaliador do Prêmio Capes de Tese - área 21 - Educação Física em 2022. Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria). Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em Avaliação Educacional, Currículo e Política Educacional. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Marciel Barcelos, Universidade Federal do Tocantins

Possui licenciatura, Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEF/UFES). É membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA/UFES), do Grupo de Investigação Pedagógica em Educação Física (GIPEF/UFT) e do Grupo de Pesquisa em Docência na Educação Física (GPDEF/UFRRJ). Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFT). 

Publicado

2024-06-28

Cómo citar

Freitas, N. M. de, Santos, W. dos, & Barcelos, M. (2024). A INFLUÊNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CURRICULARES E PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NA CONSTITUIÇÃO DA PRÁTICA AVALIATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL. DESAFIOS, 11(4). https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_6